O tradicional Hotel Alfredinho, que opera em um prédio histórico em Caxias do Sul, agora leva a bandeira da Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. A rede gaúcha expande sua atuação no Rio Grande do Sul com a revitalização do empreendimento, que passará a se posicionar como Laghetto Stilo Caxias.

Com data de inauguração marcada para dezembro de 2025, o projeto de modernização da propriedade é comandado pelas arquitetas Marina Miot e Jessica De Carli. A ideia é manter as características originais do edifício de 1963 e revitalizar seus espaços, com dois restaurantes e um rooftop.

“Esse hotel será um espaço onde os caxienses poderão se reconectar com a história da cidade, mas de uma forma moderna. Teremos dois restaurantes, café e bar, criando ambientes acolhedores e sofisticados, para que a população local possa frequentar e lembrar de uma outra época de Caxias”, diz Luís Paulo Dyundi, gerente de Novos Negócios da Laghetto Hotéis.

O empresário Almir Persico, que adquiriu o prédio em 2023, destaca o comprometimento em manter o legado histórico do edifício. “O retrofit foi pensado para respeitar a identidade original do prédio, ao mesmo tempo em que trazemos uma nova vida para ele. Preservar prédios históricos e transformá-los em espaços com viabilidade econômica é fundamental”.

Com a supervisão das arquitetas, a reforma manterá elementos icônicos, como as pastilhas e os vidros da fachada, em uma homenagem ao estilo modernista da construção. A fachada envidraçada, criada pela histórica Casa Genta, será preservada.

“Quando abrimos as portas do Laghetto Stilo Caxias para os moradores locais, respeitamos a história que este prédio icônico tem com Caxias do Sul. Agora, ele estará revitalizado e pronto para novas memórias, sem deixar de lado sua importância no contexto social e econômico da cidade”, comenta Jessica.

Detalhes do empreendimento

O Laghetto Stilo Caxias terá 84 apartamentos, rooftop com vista privilegiada de Caxias do Sul, incluindo marcos como a Igreja São Pelegrino e o edifício Parque do Sol. O espaço contará com um restaurante aberto ao público, além de outro restaurante no interior do hotel, ambos acessíveis aos moradores da cidade, ampliando a oferta gastronômica local.

No Rio Grande do Sul, a Laghetto Hotéis também está em fase de desenvolvimento de uma unidade hoteleira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com previsão de abertura no segundo semestre de 2026.

A rede ainda assumiu a gestão do Hotel Porto do Sol, em Guarapari (ES), marcando a entrada da empresa no estado capixaba.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Laghetto Hotéis