O avanço da IA (inteligência artificial) atingiu em cheio o setor hoteleiro. E, assim como outros segmentos, a hotelaria foi impactada por uma série de soluções baseadas nesse tipo de tecnologia. Desenvolver uma ferramenta de alto grau de relevância, mas que saísse do lugar-comum de ser apenas mais um robô de atendimento foi um dos desafios da criação da LeticIA, agente inteligente de venda direta da Letsbook. Apresentada ao mercado em abril, durante o Web Summit Rio, a solução voltada ao e-commerce hoteleiro acaba de ganhar reforços.
Criada com a premissa de impulsionar vendas diretas via WhatsApp e webchat, a LeticIA é uma ferramenta de venda assistida que oferece atendimento automatizado 24 horas, com a capacidade de acompanhar o hóspede em toda a sua jornada de compra — do primeiro contato ao check-out.
Disponível em diversos idiomas, a IA possibilita o envio de mensagens em texto e áudio, compartilhamento de links de pagamento, criação de pré-reserva, oferta de cross-sell e comunicação personalizada.
Segundo Arthur Fischer, gerente de Growth da Letsbook, um dos grandes diferenciais da LeticIA é sua integração nativa com o motor de reservas da empresa. “O WhatsApp hoje é a principal rede social utilizada pelos consumidores. Com a LeticIA, os clientes podem fazer toda a sua reserva pelo aplicativo de forma simplificada e segura, sem que percebam que estão falando com uma IA.”
A trilha de construção de conhecimento da ferramenta foi desenvolvida a quatro mãos — com colaboração entre a Letsbook e os hotéis. De acordo com Fischer, o processo elevou a maturidade dos empreendimentos sobre o conhecimento de seus próprios produtos. “Quanto mais o hotel alimenta a LeticIA com informações, mais valor agregado ela pode gerar, com respostas mais completas e assertivas.”

Reforços na estratégia
Após seu lançamento, a LeticIA entra em uma nova fase de seu desenvolvimento. Para levar a mensagem da ferramenta, a Letsbook firmou uma parceria com Tomás Ramos, que atuará como Hospitality Connection — fazendo a conexão entre a empresa e o mercado hoteleiro.
Com mais de 40 anos de experiência no setor, Ramos possui reconhecida contribuição na hotelaria, tendo atuado por 28 anos como diretor da Othon Hotéis, além de seis anos como diretor da BHG (Brazil Hospitality Group). “Aceitei o convite da Letsbook para assumir a gestão estratégica em hotelaria e entretenimento, e levar esse produto para marcas em atividade do setor”, conta.
Segundo Ramos, o foco da Letsbook está em empresas que prezam pela inovação, proximidade com o cliente, experiências e vendas diretas. “A grande força da LeticIA é a venda direta. Com uma abordagem omnichannel, a ferramenta traz a possibilidade de construir um relacionamento com o cliente a partir de uma inteligência comercial e conversão real em todos os pontos de contato.”
Muito além de uma inteligência artificial de atendimento, a LeticIA eleva o potencial de vendas diretas integradas ao e-commerce. “A tecnologia gera receita rapidamente e se paga devido ao aumento de faturamento. Essa dinâmica traz fluidez e foco em conversões”, diz Ramos.
Atualmente, a Letsbook possui um projeto-piloto em andamento com a Casa Hotéis. A rede gaúcha, que batizou sua IA de Zoe, já apresenta 11% de conversões em conversas iniciadas com a agente inteligente. Segundo Ramos, são resultados significativos que superam as médias do mercado como um todo.
“São números impressionantes que sinalizam um momento de maturidade do setor para seguir em busca não apenas de comercialização, mas de distribuição e revenue management”, avalia o profissional.
Ramos possui pós-graduação em Digital Business pela Columbia University School, em Nova York, e é um reconhecido executivo em gestão tecnológica. De acordo com o profissional, o plano estratégico da Letsbook é começar a fomentar o uso da LeticIA em empreendimentos hoteleiros de luxo, onde existe uma maior preocupação com a personalização do atendimento.
“Nosso foco, neste primeiro momento, são hotéis independentes e redes hoteleiras. Acreditamos que a LeticIA será rapidamente percebida pelo mercado, pois ela traz um novo nível de hiperpersonalização, com uma comunicação que pode ser comparada ao atendimento humano”, analisa Ramos.

Personalização
A LeticIA consegue identificar o perfil do hóspede, tipo de consumo, tempo de permanência, entre outras informações, para fazer uma oferta direcionada — o que eleva o potencial de conversão de vendas. “Ela analisa, em tempo real, a disponibilidade de UHs, características de compra do usuário e calcula o valor do pacote de acordo com as expectativas do cliente. Por fim, a IA é integrada ao motor de reservas e gera um link de confirmação”, explica Fischer.
O executivo da Letsbook destaca que a parceria com Ramos é uma oportunidade única de escalonar a ferramenta. “O momento é de construção de estratégia ao lado do Tomás. Ter uma ferramenta conectada ao motor nativo e ao CRM é uma grande oportunidade de negócio”, acrescenta.
Ramos adianta que a Letsbook aproveitará o calendário de eventos do segundo semestre para divulgar a LeticIA para o mercado com mais afinco.
Para saber mais sobre a LeticIA, acesse o link.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook