A mais recente pesquisa de tendências globais do pipeline de construção hoteleira no primeiro trimestre de 2024, divulgado pela LE (Lodging Econometrics), revelou números impressionantes, destacando um aumento notável em projetos de serviço completo no final do primeiro trimestre. Na América Latina, o crescimento de 11%.

Segundo os analistas da LE, o pipeline global total alcançou um marco histórico em contagens de quartos. No primeiro trimestre, foram totalizados 15,3 mil projetos, com 2,3 milhões de UHs. Isso representa um aumento de 6% nos projetos e 3% nos quartos em comparação com o ano anterior.

No primeiro trimestre de 2024, havia 6,1 mil projetos em construção, abrangendo 1,1 milhão de UHs em todo o mundo. Além disso, há uma perspectiva animadora para os próximos 12 meses, com 3,8 mil projetos programados para início de construção, totalizando 528,2 mil acomodações. Os projetos e quartos em fase inicial de planejamento também atingiram níveis recordes, com 5,3 mil projetos e 752,3 mil UHs.

Ressurgimento dos projetos de serviço completo

Um ponto de destaque é o ressurgimento dos projetos de serviço completo, com ou sem bandeira, dominando o pipeline no primeiro trimestre. Os hotéis de luxo registraram números recordes, com 1,2 mil projetos e 239,7 mil quartos, um aumento de 12% em projetos e 6% em quartos em relação ao ano anterior.

O segmento de alto padrão também apresentou crescimento, com 1,9 mil projetos e 445,2 mil quartos, representando um aumento de 7% e 5%, respectivamente.

Os Estados Unidos lideram o ranking dos países com o maior número de projetos de serviço completo no pipeline, com 2,2 mil projetos e 341,8 mil quartos, seguidos pela China, Índia, Arábia Saudita e Vietnã. Em relação às cidades, Chengdu (China), Riade (Arábia Saudita), Dallas (Texas), Los Angeles (Califórnia) e Xangai (China) são as que apresentam os maiores pipelines na categoria.

Previsões futuras

Em 2023, o quatro trimestre apresentou um fechamento positivo, com 15,1 mil projetos que comportam aproximadamente 2,36 milhões de quartos. Para o restante de 2024 e até 2025, os analistas da LE esperam que os projetos de luxo continuem a predominar nas aberturas. Prevê-se a inauguração de mais 952 novos hotéis de serviço completo, totalizando 1,1 mil até o final deste ano. Para 2025, a expectativa é de mais 1,2 mil novos empreendimentos, com um total de 244,2 mil UHs em todo o mundo.

(*) Crédito da foto: Pixabay