Lucas Fiuza - lobbyCearense atuará na atração de investimentos e concessões dos segmentos turísticos

Recém-criada, a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur (Ministério do Turismo) já tem representante. O turismólogo Lucas Fiuza foi o nome escolhido para ocupar a cadeira e atrair investimentos privados para o setor por meio de melhorias no ambiente de negócios com foco em segurança jurídica e parcerias público-privadas envolvendo concessões e autorizações.

Em suas atribuições, Fiuza também será responsável pelo Fungetur (Fundo Geral do Turismo) e o apoio ao crédito, um dos principais pilares no estímulo ao investimento no segmento. O titular ainda terá a função de integrar o planejamento, ordenamento e gestão territorial de estratégias de atrações de aportes.

“Agradeço ao Ministro Marcelo Álvaro Antônio e o Presidente Bolsonaro pela honra e pela confiança. Não tenho dúvidas de que essa nova secretaria é estratégica para o desenvolvimento do turismo brasileiro. O crédito e principalmente os investimentos privados para o Turismo serão a grande alavanca da retomada. O Brasil se tornou a maior reserva de mercado turístico do mundo e a SNAIC nasce para viabilizar o ingresso desses novos investimentos e a realização daqueles que já estavam programados, mas tiveram obstáculos. Chegou a hora do Brasil realizar todo seu potencial e promover a prosperidade que o turismo pode, e vai, proporcionar ao povo brasileiro”, declara o secretário. 

Lucas Fiuza: carreira

Natural de Fortaleza (CE), o novo secretário possui formação em Turismo e Hotelaria pela Universidade da capital cearense e pós-graduação em Escola Austríaca de Economia pelo Insituto Mises Brasil. Já atuou como CEO em uma empresa do ramo turístico-imobiliário e foi diretor-presidente em uma companhia de construção. Desde agosto de 2019, Fiuza atuava como coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur do Ministério do Turismo, atuando na linha de frente para a liberação do R$ 5 bilhões em crédito para ajudar o setor.

Para fortalecer a política de atração de investimentos privados para o setor de turismo, o Ministério do Turismo modificou o nome da antiga Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional para Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões. Composta por dois departamentos: de Ordenamento, Parceiras e Concessões; e de Atração de Investimentos, a SNAIC absorveu as competências do atual DEOTur (Departamento de Ordenamento Turístico), da antiga Secretaria de Estruturação do Turismo. O Programa Regionalização do Turismo, o Prodetur +Turismo, o mapeamento e categorização de municípios e a gestão do Fungetur, ficam sob a responsabilidade da Secretaria.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur