Vista do terraço na cobertura do novo hotel-boutique de Santiago, Chile
(fotos: divulgação / AD Comunicação)

Novembro deste ano vai marcar a cidade de Santiago, no Chile, com a inauguração do Hotel-Boutique Luciano K, com 38 habitações. O empreendimento está situado no bairro Lastarria, um dos mais boêmios da capital chilena, ao lado da praça Itália.

A infraestrutura contará com um lobby lounge, bar, restaurante, spa com sauna e terraço de 300 m² com bar, piscina aquecida e vistas privilegiadas ao Parque Florestal – área de 17 hectares que margeia o Rio Mapocho e conta com mais de 6.500 espécies de árvores.

As habitações estão divididas em cinco categorias, 18 delas têm entre 22 e 25 m², com vista aos pátios internos do hotel. Outras 18 contam entre 25 e 28 m² de área, sendo que metade conta com vista ao Parque, e os demais têm vista para a rua. Finalmente, duas suítes de 44 m², uma com vista para o Parque e a outra para a rua. As diárias incluem o café da manhã e acesso à internet. 

O edifício no qual está o empreendimento foi construído pelo arquiteto Luciano Kulczewski [daí a escolha do nome] nos anos 1920. Quando finalizado, o empreendimento tornou-se o mais alto e o único da capital a ter elevador e calefação central. Muitos artistas chegaram a morar ali e alguns o usaram como inspiração para canções e ensaios literários. 

Um dos quartos do Luciano K.

Agora, a preocupação em conservar toda esta história, porém com um design atual, poderá ser vista em cada detalhe: o mármore das escadarias e os ladrilhos e portas de madeira foram renovados sem perderem as características principais, assim como a cápsula do elevador.

Kulczewski, morto em setembro de 1972, é tido ao mesmo tempo como luminoso e obscuro, sendo considerado o Gaudí chileno. Ganhou renome por realizar uma mistura própria e eclética de influências e estilos, do Neogótico ao Art Nouveau, passando pelo Moderno e Barroco. Transgressor idolatrado pela juventude da época, Kulczewski recusava-se a seguir os conceitos Belas Artes da França, que imperavam os padrões, porque julgavam perfeitos e simétricos demais.

Serviço
lucianokhotel.com