Praia de Ipióca, em Maceió
​(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)​ 

Visando impulsionar a captação de eventos e negócios na capital alagoana, o Maceió Convention & Visitors Bureau firmou uma parceria com o Sebrae e a Sedetur, e recebe amanhã (30), a Consultora de Turismo de Negócios e Eventos, Vaniza Schuler, para três dias de consultoria interna com as equipes do Maceió e Costa dos Corais CVB'S.

Com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional e internacional, Vaniza já tem passagem pela Embratur e pelos Conventions Bureaux de Curitiba e Porto Alegre. Vem a Maceió para auxiliar nos segmentos de congresso, feiras, atividades de incentivo, visitas técnicas, missões empresariais e convenções.

De acordo com a Consultora, Maceió tem uma alta atratividade turística e oferece estruturas e serviços suficientes para ser sede de eventos profissionais de pequeno, médio e grande porte, mas algumas questões devem ser identificadas e trabalhadas.

"Para ocorrer uma maior prospecção de eventos para o destino, é necessário um esforço coletivo maior. Cada empresa deve identificar o seu perfil de evento ideal e tentar prospectá-lo com a ajuda do CVB. Lembrando que o bureau é apenas um canal de distribuição a mais do destino e que nunca poderá substituir, a contento, os esforços individuais. Quanto maior o número de candidaturas lançadas, maior a possibilidade de eventos captados para um local", afirma Vaniza.

A mestre em turismo também ministrará palestra e curso sobre as várias possibilidades que um CVB oferece para os mantenedores e de que forma eles podem melhor aproveitá-las.

A palestra deve contar com a presença de hotéis, mantenedores, membros do conselho e imprensa. Para Vaniza, será uma forma de perceber e aproveitar as oportunidades de maneira benéfica às empresas.

Já o curso "Captação de Eventos Associativos", realizado em seguida, é voltado para os mantenedores do MC&VB interessados, com o objetivo de ilustrar o passo a passo da captação. "A proposta do curso é esclarecer, de forma a permitir, que os atores turísticos locais saibam onde encontrar a informação sobre os eventos potenciais e avaliar a geração de negócios desses eventos iniciando os processos de candidatura", explica a Consultora.

Serviço
www.maceio.al.gov.br/