Manaus - evento PRT MTurEvento em Manaus prossegue até sexta-feira (11)

Começou há pouco, em Manaus, a 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Organizado pelo MTur (Ministério do Turismo), o encontro visa aprimorar a articulação da pasta com os estados e promover o intercâmbio de atividades. Programado para o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o evento prossegue até sexta-feira (11).

Construído a partir de oficinas participativas, o PRT define diretrizes para orientar sua implementação. As metas principais envolvem a estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. Passam pelos debates, entre outras iniciativas, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e a criação de conselhos municipais de turismo nos estados.

Na programação do evento estão palestras, painéis com especialistas e visitas técnicas a estabelecimentos turísticos. “Tudo o que decidido são os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta Rogério Cóser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur.

MTur: regionalização

O encontro é promovido em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), que apresentará dados do estado. Além disso, um representante do MTur explicará a metodologia da nova categorização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017. Instituído no âmbito do Programa de Regionalização, o projeto orienta a atuação da pasta na organização de políticas públicas prioritárias. A edição de 2017 do documento, revisado a cada dois anos, reúne 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

(*) Crédito da foto: simonegmoreira/Pixabay