Market share das companhias aéreas nacionais permanece inalterado em 2014
29 de janeiro de 2015
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)
Acompanhando balanços anteriores da própria Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), a Tam e a Gol destacaram-se em 2014 como líderes de mercado de aviação.
Em termos de participação no mercado doméstico, a Tam fechou o ano com 38,41% do market share da associação, seguida pela Gol, com 36,40%; Azul, com 16,77%; e Avianca, com 8,43%.
No mercado internacional, cuja demanda teve expansão de 5%, o ranking das companhias segue a mesma ordem: Tam (84,48%), Gol (14,92%), Azul (0,57%) e Avianca (0,02%).
O destaque ficou para a Gol, que obteve crescimento nas duas frentes. Suas operações domésticas lhe acrescentaram 0,79 ponto percentual no market share, enquanto as operações para o exterior incrementaram em 2,45 pontos percentuais sua participação.
O levantamento abrange as associadas da Abear: Avianca, Azul, Gol e Tam, e também apontou uma desaceleração do setor aéreo.
Serviço
www.abear.com.br