Era uma questão de tempo, já havia sinalizado a Marriott International à reportagem do Hotelier News no início deste ano. Agora, a confirmação veio: a gigante norte-americana tem uma estratégia de expansão em solo brasileiro pautada na entrada da City Express no mercado de hotéis econômicos do país.

A compra do portfólio de propriedades da empresa mexicana, anunciada em outubro de 2022, pelo valor de US$ 100 milhões, marcou a entrada definitiva do grupo na briga pela demanda de hotéis com serviços mais enxutos.

Segundo a Marriott, os planos de desenvolvimento da marca priorizam os mercados de maior crescimento no país, incluindo destinos primários, como São Paulo, secundários e terciários, que estão observando forte crescimento do turismo.

“O momento não poderia ser melhor: o Brasil está ansioso por opções inovadoras nesse segmento. Com mais de 25 anos de presença no Brasil, não só entendemos as necessidades dos hóspedes como fizemos esforços para fechar parcerias com construtoras, proprietários, investidores e consultores locais para garantir que o projeto e o modelo de negócios da City Express by Marriott ofereçam excelente retorno do investimento”, afirma Renato Carvalho, gerente sênior de Desenvolvimento da Marriott no Brasil.

A chegada da City Express ao portfólio da rede também marcou o crescimento para 31 marcas na base da norte-americana. Em entrevista à reportagem do Hotelier News, em fevereiro deste ano, Bojan Kumer, vice-presidente de Desenvolvimento da Marriott para a América do Sul e Caribe, brincou que as concorrentes deveriam começar a se preocupar com as movimentações do grupo em solo brasileiro.

“Prevemos uma expansão significativa da marca City Express by Marriott em todo o território brasileiro; recebemos várias cartas de intenção após apresentar essa oportunidade tão interessante a investidores do setor hoteleiro e imobiliário”, acrescenta Carvalho.

Novos projetos e conversões

Sem compartilhar números, a Marriott afirma que a City Express é uma oportunidade atraente de projetos novos e conversões, oferecendo baixos custos de construção e afiliação, um modelo operacional eficiente e a vantagem de atuar em uma economia de escala.

Proprietários de hotéis, investidores e construtoras podem se beneficiar dos canais da rede de expansão de receita, incluindo o programa de viagens Marriott Bonvoy. A marca visa atrair tanto viajantes de lazer quanto de negócios, além de grupos e famílias.

Em 2023, a Marriott se posicionou estrategicamente a região do Caribe e América Latina como sua porta de entrada para o crescente segmento de serviços limitados com a aquisição do portfólio da City Express, adicionando aproximadamente 17,5 mil quartos localizados em países como México, Costa Rica, Colômbia e Chile.

A rede tem presença sólida no território brasileiro: suas 12 propriedades reúnem quase 3,2 mil quartos e representam oito marcas globais do grupo.

A Marriott também continua expandindo sua presença nos segmentos premium, residencial e de luxo no país: as aguardadas inaugurações do W São Paulo e do W Residences São Paulo devem acontecer no final de 2024, e do Westin São Paulo, em 2025.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International