A Marriott International, que faturou US$ 377 milhões no primeiro trimestre deste ano, anunciou recentemente o lançamento de um feature para anunciantes. A iniciativa permitirá que eles alcancem seus hóspedes por meio do aplicativo e dos sites da rede e, futuramente, pelas TVs dos quartos. A nova ferramenta será testada nas próximas duas semanas nos EUA e Canadá, segundo o Skift.

O grupo hoteleiro utilizará dados de pesquisas realizadas anteriormente para permitir que as marcas exibam anúncios relevantes para os viajantes. Por exemplo, uma marca pode mostrar produtos de luxo no app Marriott Bonvoy para um hóspede cujo comportamento anterior revelou interesse por viagens de luxo.

A gigante americana declarou ainda que não compartilhará dados sigilosos de clientes ou membros dos programas de fidelidade, como nome e endereço. Para a iniciativa, a rede recrutou o Yahoo como parceiro de tecnologia. A plataforma será responsável por combinar dados anônimos de clientes anteriores com os dos anunciantes. Dessa forma, eles comprarão o inventário de anúncios por meio do portal e da equipe de vendas do Yahoo.

Mudanças nos marketplaces

Segundo Martin Soler, que atua como consultor do setor, os marketplaces vêm passando por mudanças consideráveis nos últimos dois anos. “Hoje, por exemplo, a Amazon obtém sua receita mais evidente por meio dos anúncios. A tendência está sendo seguida pelas OTAs”, pontua.

Além disso, a política de privacidade adotada por diversas empresas impactou significativamente o marketing de vendas. Cada vez mais, as empresas precisam obter consentimento claro dos usuários para rastrear seu comportamento online.

Segundo Iván Markman, diretor de Negócios do Yahoo, a rede de mídia da Marriott é uma “solução de demanda e oferta para um mundo sem cookies”.

“Obviamente existem riscos para a Marriott se a rede enviar muito tráfego para longe, mas acredito que essa nova ferramenta será boa para a indústria, pois precisamos de mais opções de anúncios”, finaliza Soler.

O projeto é liderado por Chris Norton, vice-presidente sênior de Canais de Marketing e Otimização da Marriott International.

(*) Crédito da foto: kaboompics/Pixabay