Dando continuidade à divulgação dos balanços financeiros das grandes redes hoteleiras, a Marriott International apresentou seus números referentes ao segundo trimestre deste ano. No período, a companhia registrou uma alta de 4,9% no RevPar global, sendo 3,9% nos EUA e Canadá e 7,4% nos mercados internacionais, em comparação com o mesmo período de 2023.

O lucro líquido da empresa totalizou US$ 772 milhões, superando os US$ 726 milhões do segundo trimestre do ano passado. O Ebitda Ajustado, por sua vez, atingiu US$ 1,3 bilhão, também superando o resultado de 2023, quando o indicador chegou a US$ 1,2 bilhão. Ao final do trimestre, o pipeline de desenvolvimento da Marriott totalizava aproximadamente 3,5 mil propriedades e mais de 559 mil quartos.

Mais de 209 mil unidades habitacionais estavam em construção no final do período. A gigante da hotelaria recomprou 1 milhão de ações ordinárias por US$ 1 bilhão. No acumulado do ano, até 29 de julho, a empresa retornou US$ 2,8 bilhões aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações. A expectativa é de que, até o final do ano, sejam devolvidos US$ 4,3 bilhões aos investidores.

“A Marriott reportou fortes resultados no segundo trimestre, com quartos líquidos aumentando 6% ano após ano e crescimento mundial do RevPar de quase 5%, à medida que os consumidores continuaram a priorizar as viagens. O RevPar internacional aumentou mais de 7%, com a Ásia-Pacífico, excluindo a China, liderando, com aumento impressionante de 13% no RevPar em relação ao trimestre do ano anterior”, destaca Anthony Capuano, presidente e CEO da rede.

“Nos EUA e Canadá, o RevPar do segundo trimestre cresceu quase 4%, com todos os segmentos de clientes aumentando na comparação com os três meses anteriores”, complementa o executivo.

Outros dados

Capuano reforça que, com uma base de mais de 210 milhões de membros, o Marriott Bonvoy é uma vantagem competitiva importante para a empresa. “Continuamos focados em melhorar os benefícios do programa de fidelidade e em encontrar novas maneiras de interagir com nossos associados dentro e fora da propriedade. Em junho, anunciamos uma colaboração com a Starbucks e o número de membros que vincularam suas contas já supera muito as expectativas”, afirma o CEO.

“A preferência dos proprietários pelas nossas marcas continua forte. Contratamos quase 31 mil quartos no trimestre, 75% deles em mercados internacionais. Nosso impulso em torno das conversões continuou, representando 37% das adições de quartos. Além disso, seguimos expandindo nosso portfólio global líder do setor e a nossa expectativa de crescimento líquido de quartos permanece entre 5,5% e 6% para todo o ano de 2024″, acrescenta.

O relatório da Marriott aponta que as taxas básicas de gerenciamento e franquia totalizaram US$ 1,1 milhão no segundo trimestre, aumento de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado. O incremento é atribuído principalmente aos crescimentos de RevPar e unitário.

As taxas de franquia não relacionadas ao RevPar chegaram a US$ 234 milhões, também superando o ano passado. A alta foi impulsionada, em grande parte, por um crescimento de 10% nas taxas de cartão de crédito de marca compartilhada, bem como por US$ 13 milhões em taxas de marca residencial mais altas.

Receitas próprias, alugadas e outras, líquidas de despesas diretas, totalizaram US$ 99 milhões no segundo trimestre de 2024, em comparação com US$ 103 milhões no trimestre do ano anterior.

As despesas gerais, administrativas e outras para o período somaram US$ 248 milhões, em comparação com US$ 240 milhões no trimestre do ano anterior. O lucro operacional relatado da Marriott totalizou US$ 1,1 bilhão.

Novidades

Recentemente, a Marriott anunciou o lançamento do HotelHelp, programa de doação de quartos para sobreviventes de tráfico humano. A iniciativa está sendo testada em cinco cidades dos EUA, incluindo Atlanta, Detroit, Phoenix, Seattle e Washington D.C., e espera-se que se expanda para 25 outros destinos da América do Norte até janeiro de 2025, segundo o Hotel News Resource.

No longo prazo, a rede planeja expandir o programa em escala global. “Os sobreviventes do tráfico de seres humanos enfrentam frequentemente uma escassez de camas de abrigo dedicadas, o que os coloca em maior risco de serem novamente traficados depois de saírem da sua situação de exploração”, endossa Capuano.

“Como parte dos nossos esforços de longa data contra o tráfico e em prol do empoderamento dos sobreviventes, estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma solução para preencher a lacuna de acomodações seguras e de curto prazo para os sobreviventes do tráfico e estamos ansiosos para trabalhar com outras empresas hoteleiras para ampliar o alcance deste esforço”, complementa.

Na plataforma HotelHelp, os prestadores de cuidados e serviços participantes podem reservar até cinco noites por pessoa e fazer reservas em nome dos seus clientes para proteger a confidencialidade dos beneficiários. Usando uma abordagem localizada, o sistema apresenta os prestadores de cuidados e serviços e os hotéis participantes uns aos outros e os incentiva a trabalharem juntos para navegar pelas nuances de cada estada.

Esta iniciativa ocorre exatamente um ano depois que a Marriott anunciou a expansão nacional de seu Currículo de Empregabilidade para Sobreviventes em Hospitalidade Future in Training, projetado para fornecer capacitação para sobreviventes interessados ​​em carreiras no setor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International