De Fortaleza, Ceará*

Matcher 2019- BahiaGramacho: conectividade é a principal preocupação do turismo baiano

Com a suspensão de todas as operações da Avianca no Brasil, o turismo baiano vem sentindo as consequências da saída da companhia de circulação. Segundo a Bahiatursa (Superintendência de Fomento do Turismo do Estado da Bahia), presente no Matcher 2019, aberto hoje (28), a empresa representava cerca de 30% dos voos domésticos para o estado e a Air Europa pode ser a solução para o desfalque.

Com a concessão da Anac, a operadora estrangeira agora está autorizada a operar em território nacional. De acordo com Pedro Gramacho, diretor de Promoções da Bahiatursa, a companhia possui interesse em investir no mercado baiano. “A Air Europa já possui voos diretos entre Salvador e Madri, o que faz dela um parceiro importante. Vamos esperar os desdobramentos da autorização, mas apostamos na companhia como uma possível saída pata tapar os buracos deixados pela Avianca”, explica.

Ainda segundo Gramacho, a conectividade tem sido uma das maiores preocupações do segmento de turismo da Bahia. “O impacto da suspensão da Avianca ainda é recente, mas a hotelaria já se manifestou a respeito do fraco movimento para julho, o que significa que as passagens estão altas”, destaca. “Somos um país muito grande, só o estado baiano é equivalente ao tamanho da França. O turista demanda essa disponibilidade de voos”, completa.

Matcher 2019: turismo

Apesar dos problemas na malha aérea, o destino vive um momento positivo. Gramacho afirma que o primeiro trimestre respondeu as expectativas, apresentando um crescimento de 4% de crescimento na ocupação hoteleira frente ao mesmo período em 2018. “Novos hotéis, mais habitações, tudo isso vem ajudando o turismo a se movimentar positivamente”, ressalta.

Salvador passou por obras de revitalização e reestruturação em pontos turísticos importantes como o Pelourinho e o Centro Histórico. “O destino passa por um momento muito satisfatório, estamos mais preparados para receber visitantes”, finaliza. 

(*) A reportagem do Hotelier Newws viaja a convite do Travel Matcher Opportunities

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News