De Fortaleza, Ceará*

MACTHER 2019- aberturaAna Maria, Jeanine e Alcorta abriram a primeira edição do Matcher

Aberto nesta terça-feira (28), o Matcher 2019 conta com a presença de 100 empresas brasileiras, 75 estrangeiras e 17 destinos nacionais no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). São compradores de 25 países interessados em fazer negócios e atuar no desenvolvimento turístico do Brasil. Entre eles Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Paraguai, Peru, Uruguai, Ucrânia Portugal, Polônia e Emirados Árabes.

O idealizador do evento, Guillermo Alcorta, abriu a iniciativa ao lado de Jeanine Pires, diretora da Matcher e Ana Maria Donato. “Resolvemos criar o Matcher com a finalidade de incrementar o movimento entre compradores estrangeiros e vendedores nacionais num modelo que sempre deu resultado, estabelecendo um ambiente propício para os negócios”, começa. De acordo com Jeanine, serão 2400 reuniões realizadas durante os dois dias. 

Presentes na cerimônia também estavam Erick Vasconcelos, da prefeitura de Fortaleza; Daniela Araújo, gerente de Mercados Internacionais da Gol; Murilo Pascoal, CEO do Beach Park; Simone Nogueira, da TES Cenografia e Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France/KLM para a América do Sul.

MATCHER 2019- aberturaBárbara palestrou para vendedores brasileiros

Matcher 2019: seminários

Após a abertura oficial, Sidney Alonso, da Avant Garde apresentou o seminário ‘How to Matcher Brazil – o que você precisa saber para fazer negócios com o Turismo do Brasil’, voltado aos buyers estrangeiros. Simultaneamente, Bárbara Ronchi, diretora da Journeys ofereceu a palestra ‘How to matcher international markets – o que você precisa saber para fazer negócios com mercados globais’, com foco nos vendedores nacionais. “Não temos consciência de tudo que o Brasil tem para oferecer. Precisamos mostrar que o país não é apenas praia, que existem infinitas possibilidades e ações”, destaca. “Precisamos ajudar o mercado a mostrar um Brasil diferente, completo”.

Em conversa com a imprensa, Pouchol demonstrou estar satisfeito com a parceria entre Air France e Gol e ressaltou que o evento está alinhado aos objetivos do hub. Segundo o executivo, europeus são maioria nos voos com destino a Fortaleza e 30% dos passageiros nacionais e internacionais fazem conexão com a Gol antes ou depois de operações da Air France. “Levamos 2 milhões de passageiros no Brasil, levando em conta 200 voos. Temos uma parceria que funciona muito bem”, declara.

MATCHER 2019- aberturaPouchol afirmou estar satisfeito com a performance da Air France em parceria com a Gol

Também em coletiva, Alcorta falou um pouco mais sobre o nascimento do Matcher e as demandas que levaram a criação do mesmo. “Percebemos que o Brasil recebe poucos visitantes estrangeiros e, chegamos a conclusão que o problema é a falta de continuidade dos programas feitos”, afirma. “Nos juntamos como empresários e resolvemos unir os integrantes da indústria do turismo para incrementar o mercado. O olho no olho é a melhor maneira de fazer negócios”, salienta. 

Denise Sá, secretária executiva de Turismo do Ceará destacou o aumento do volume de passageiros no aeroporto de Fortaleza entre maio de 2018 e abril deste ano – o equivalente a 102%. “São muitos fatores que contribuem para esse crescimento. Um deles é o fato do terminal ter passado pela concessão da Fraport, que trouxe novos voos ao destino”, comenta.

Em seguida, os participantes se dirigiram ao salão para dar início as rodadas de negócios que seguirão até amanhã (29). 

MATCHER 2019- aberturaJosé Vitorino Neto (Nettour); Erick Vasconcelos (Prefeitura de Fortaleza); Denise Sá (Setur-CE); Jeanine Pires; Guillermo Alcorta (Matcher); Daniela Araújo (Gol) e Murilo Pascoal (Beach Park)

(*) A reportagem do Hotelier News viajou a convite do Matcher Travel Business Opportunities

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News