De Norte a Sul do país, o setor hoteleiro parece sofrer com as mesmas dores. Tirando questões de regionalidade, a hotelaria brasileira vive momentos parecidos quando olhamos para dentro. Com um segmento pautado no corporativo e no agronegócio, o Mato Grosso tem grande potencial a ser explorado, principalmente no ecoturismo e no lazer. Todavia, a hospitalidade precisa dar alguns passos para avançar.

Com 985 empreendimentos hoteleiros cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), totalizando 10,6 mil quartos, o Mato Grosso tem recebido investimentos de redes nacionais e internacionais, que apostam na demanda corporativa como um catalisador de resultados.

No pós-pandemia, assim como o restante da indústria, a hotelaria mato-grossense se deparou com problemas antigos que ganharam novas proporções enquanto a crise gerada pela Covid-19 ficava no retrovisor.

Presidente da ABIH-MT (Associação da Indústria Brasileira de Hotéis do Mato Grosso), Jair Mariano Junior coloca a falta de mão de obra qualificada no topo dos gargalos do setor — questão generalizada na hotelaria brasileira. “Em seguida, acredito que o planejamento de mercado para manter uma ocupação satisfatória também é uma falha”.

Junior destaca que os custos de insumos para o setor aumentaram consideravelmente, de forma desproporcional ao incremento tarifário dos empreendimentos. “Existe uma defasagem entre receita e despesa”, avalia.

Sócio-proprietário do Abudi Palace Hotel, em Cuiabá, Jack Abboudi reforça a fala do presidente da entidade sobre a falta de profissionais para atuar no setor, mas reconhece que este não é um problema exclusivo do estado. “Sei que é uma questão geral. Então, quero melhorar a parte de tecnologia, com ferramentas de gestão para proporcionar maior facilidade de processos de check-in e check-out, comunicação com o hóspede e procedimentos internos”, pontua.

Jair Mariano Junior - três perguntas para

Junior destaca problemas de mão de obra

Maturidade digital

É também de comum acordo que a adoção de novas tecnologias pode ser uma saída para gargalos insistentes. Segundo Junior, a hotelaria mato-grossense vem se atualizando nos últimos anos, com muitos hotéis em busca de ferramentas que se adequem às demandas do setor no estado.

“Os hotéis buscam acelerar suas vendas e melhorar resultados, mas percebo que ainda está aquém do que efetivamente o mercado oferece em nível nacional e internacional”, analisa o presidente da ABIH-MT.

Entusiasta do avanço tecnológico na indústria, Junior incentiva a implantação de soluções focadas em performance de receita a partir de dados indicadores que ofereçam uma leitura assertiva do mercado para a tomada de decisão.

“Acredito também que o maior ganho nesse contato é a valorização da mão de obra, com o investimento em qualificação de equipe para um atendimento de excelência aliado a uma estrutura satisfatória, gerando encantamento e fidelidade do cliente”, acrescenta Junior.

No Abudi Palace Hotel, Abboudi anseia por uma comunicação interna automatizada que navegue em diferentes departamentos, como manutenção, governança e A&B (Alimentos & Bebidas).

“Também acredito que áreas como reservas, que ainda possuem procedimentos internos como faturamento por boleto, serão beneficiadas. Reduzir esse tipo de pagamento não depende de nós, mas o que pudermos fazer para automatizar acho necessário. Outro ponto é o check-in antecipado e facilitado”, complementa Abboudi, que também é diretor da ABIH-BA.

No empreendimento, o sócio-proprietário tem a distribuição como uma dor latente para a hotelaria do Mato Grosso. “A venda direta tem que ser mais barata do que qualquer outro canal e, quando pesquisamos, encontramos OTAs com tarifas abaixo do praticado pelo motor de reservas. Isso é jogar contra. Em nosso hotel, o site já é o segundo canal de vendas mais bem posicionado, ficando atrás apenas da Booking”.

Cuiabá foi o destino escolhido para a primeira parada do Hotel Trends on The Road, roadshow que será promovido pelo Hotelier News, no dia 14 de maio, no Deville Prime Cuiabá. Em parceria com a ABIH-MT, o evento é uma forma da entidade incentivar a competitividade no setor por meio da adoção de novas tecnologias. “Desta forma, trazemos maior clareza sobre soluções disponíveis no mercado para os hoteleiros”, diz Junior.


O Hotel Trends on the Road é uma realização do Hotelier News, em parceria 10 marcas patrocinadoras: APP Sistemas, Asksuite, B2B Reservas, ASSA ABLOY, Climber, Clima ao Vivo, Equipotel, Lighthouse, TravelCash e WebSpot. O roadshow tem também apoio do Grupo R1 Audiovisual e, nesta etapa em Cuiabá, da ABIH-MT.

 

marcas-parceiras-hotelier-news(*) Crédito da foto: Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

(**) Crédito da foto: arquivo pessoal