A Meliá Hotels International, que tem trabalhado em iniciativas sustentáveis nos últimos anos, evitou o desperdício de 30 toneladas de alimentos graças à sua parceria com o aplicativo Too Good To Go, evitando assim a emissão de 81 toneladas de CO2. Essa aliança, iniciada em novembro de 2019, já está ativa em 25% dos hotéis da rede na Espanha, revela o Hospitality Net.

Os hotéis oferecem diariamente pacotes surpresa com uma variedade de produtos excedentes do buffet de café da manhã por meio do app Too Good To Go. Como parte do compromisso da Meliá com a sustentabilidade e o meio ambiente, a empresa tem enfrentado o desperdício de alimentos em suas propriedades, adotando medidas para reduzi-lo e colaborando com o aplicativo.

A parceria começou em hotéis de Barcelona, Madri, Palma de Mallorca, Sevilha, Ilhas Canárias e Málaga. Após os bons resultados, a colaboração foi ampliada e já há planos para expansão nas demais unidades da rede ao redor do mundo.

Estratégia sustentável

Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, chamada Travel for Good, a Meliá lançou várias iniciativas para promover uma cadeia de suprimentos responsável e contribuir para a redução do desperdício de alimentos. Essas ações incluem a adoção de tecnologias de controle de demanda para ajustar a produção ao volume real de ocupação dos hotéis, unificação das cozinhas de produção, treinamento de funcionários, conscientização dos clientes e a colaboração com o Too Good To Go.

“Na Meliá, estamos comprometidos com um modelo hoteleiro circular e de proximidade, essencial para reduzir o desperdício e minimizar nossa pegada ambiental. Reduzir o desperdício de alimentos é fundamental em nossa indústria. Além disso, focamos em conscientizar nossos hóspedes sobre o consumo responsável, prevenção do desperdício alimentar, adoção de hábitos saudáveis e promoção da cultura local através de uma oferta gastronômica de qualidade”, diz Gabriel Escarrer, CEO e presidente da rede.

Marie Lindström, gerente geral do Too Good To Go na Espanha, enfatiza que todos os atores da sociedade devem unir forças na luta contra o desperdício de alimentos, pois é um problema que afeta a todos. “Não podemos esquecer que, só na Espanha, quase 8 milhões de toneladas de alimentos acabam no lixo todos os anos, e o desperdício alimentar é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. O compromisso e a ação de grandes marcas como a Meliá são um grande sinal de que o setor está cada vez mais envolvido na criação de um planeta mais verde e livre de desperdício alimentar”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International