Meliá Hotels - internaMeliá Campinas retoma operações na próxima segunda-feira (3)

No início de junho, a Meliá Hotels International anunciou o retorno gradativo de suas operações em diversas regiões do globo como Europa e Ásia-Pacífico. No Brasil, a rede prevê retomada de 85% de suas unidades até o final de agosto. Estão com retorno marcado o Meliá Campinas, em 3 de agosto; TRYP São Paulo Iguatemi, dia 14 e Meliá Paulista, no dia 17.

As unidades voltam a operar de acordo com os protocolos de higiene e segurança implementados pelo grupo. Com as reaberturas, quase todos os hotéis da rede já estão funcionando, restando apenas dois empreendimentos que terão data de retorno anunciadas em breve. Já as unidades que estavam operando com capacidade parcial nos últimos meses agora estarão prontas para receber uma demanda maior.

A Meliá adotou medidas de higienização exigidas por autoridades de saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde) com a supervisão da Bureau Veritas, empresa especializada em sanitização. Para atender aos protocolos, a rede desenvolveu o programa Stay Safe With Meliá anunciado em maio.

Entre as boas práticas implementadas estão: a maximização da limpeza das superfícies; lacração de itens após desinfecção do apartamento; instalação de dispensadores de álcool em gel nas áreas comuns; uso de equipamentos de proteção individual para as equipes de limpeza; vedação de apartamentos entre estadas; e muitos outros. “Fizemos, junto ao Bureau Veritas, um estudo minucioso de tudo que era necessário adaptar para promover uma hospedagem realmente segura. Com todos esses cuidados, estamos extremamente confiantes que teremos uma retomada tranquila da operação”, diz Fernando Gagliardi, diretor de Vendas e Marketing da Meliá para a América do Sul.

Meliá Hotels: lançamentos

Além dos protocolos de segurança para hospedagens, a Meliá também lançou produtos e serviços para atender às necessidades de clientes dos setores de eventos e corporativo. Uma das novidades é o Work Room, apartamentos adaptados com estações de trabalho para aqueles que precisam ou desejam ter uma rotina fora de casa. Já o Travel Labs se trata de uma comunidade no Facebook exclusiva para capacitação de operadoras e agências de viagens.

Agora, a rede apresenta o Connect Meeting Meliá com a proposta de promover eventos híbridos. Reuniões e conferências passam a ter regras específicas de espaço, montagem de salas e estímulo do uso de recursos digitais entre o organizador e o gerente de eventos de cada unidade para definição de novos limites de capacidade e redistribuição de móveis, garantia de serviços de A&B (Alimentos&Bebidas) em espaço privado ou áreas separadas, coffee breaks e buffets acompanhados de equipe de apoio para evitar que alimentos sejam manipulados pelos clientes, etc.

Para fazer todas essas adaptações, a Meliá treinou e capacitou todo o seu staff de colaboradores, fornecendo todas as informações, cursos sobre normas de higiene e saúde alimentar, apontando as soluções e tecnologia para minimizar o contato físico, e garantir a segurança das instalações. Mesmo com todas essa medidas, a rede implantou protocolos para realizar a gestão adequada dos resíduos de descartáveis, incluindo a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) por colaboradores, inclusão em contentores apropriados e realização da coleta por empresa que tenha como objetivo destinar os descartes para projetos de reciclagem.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Meliá Hotels International