O estudo Worldwide Luxury Market Monitor, elaborado pela Bain & Company em parceria com a Fondazione Altagamma (Fundação italiana da indústria de bens de luxo), mostra que o mercado global de consumo de luxo registrou um crescimento de 4% nos últimos seis meses e deve ultrapassar marca superior a R$ 3 trilhões em 2016. Entre os fatores que colaboraram para esse cenário, estão as mudanças no comportamento dos consumidores, que agora preferem investir em experiências novas e mais pessoais, como viagens, gastronomia, vinhos e até mesmo obras de arte – além da compra de carros de luxo, que apresentou aumento de 8%, 

Ainda de acordo com o relatório, hoje a indústria de bens de luxo lucra R$ 861 bilhões, influenciada pelo declínio do mercado americano e pela retomada do crescimento da China, após três anos de estagnação.

"O segmento de luxo alcançou seu ponto de maturação, por isso, as marcas devem adotar estratégias diferenciadas, se quiserem ser bem-sucedidas", pondera Gabriele Zuccarelli, sócio da Bain & Company no Brasil. "Tanto que já percebemos um movimento claro de polarização entre vencedores e perdedores nesse mercado, no que diz respeito ao desempenho de todas as categorias de produtos e setores".

No mesmo exercício de observação, a Bain & Company também identificou que o ambiente digital continua como uma ferramenta democrática no mercado global de luxo, tanto que o e-commerce lidera os canais de compras de luxo e já representa o terceiro maior mercado global do segmento (7%), atrás apenas dos EUA e do Japão, além de se consolidar como um elemento-chave na revolução digital de artigos luxuosos.

A consultoria prevê que o mercado de luxo ainda vai lucrar entre R$ 968 bilhões e R$ 986 bilhões até 2020, com base em um crescimento de vendas anuais de 3% a 4%, a se iniciar em 2017, mas o caminho não deve ser fácil. 

A análise mostra também que, ao redor do mundo, o turismo aparece como protagonista no consumo de luxo. Viajantes chineses e europeus são vorazes consumidores de passeios luxuosos por todo o mundo.

Serviço
bain.com