Por do sol no Rio Guaíba, em Porto Alegre
(foto: pixabay/vasconcellosrs0)

Cidade diretamente impactada pelo fator Copa do Mundo, quando, em 2014, viu alguns novos hotéis abrirem as portas e aumentarem a competitividade do mercado, Porto Alegre ainda vive os desdobramentos da moficação de cenário. Consolidados os empreendimentos que, a essa altura completam dois anos de funcionamento, o município agora vê uma nova onda de inaugurações chegar e o centro histórico do destino voltar a ganhar público – em junho, os meios de hospedagem da região central tiveram alta de 6% na ocupação, numa comparação com maio.

O número positivo é fruto de um levantamento realizado pelos próprios hoteleiros da região que, sentindo os ventos da recuperação, já pensam na atualização de seus produtos e em estratégias para manter os índices. Os dados foram apurados pela Frontdesk – boletim informativo que traz alguns assuntos concernentes à cadeia produtiva do turismo – e ainda mostram outro número flagrante na retomada: em relação a junho de 2015, a ocupação subiu 3%.

Dos representantes de hotéis ouvidos, oito em dez deles relatam aumento na ocupação e fortalecimento no otimismo para o restante do ano. A recuperação do comércio nas adjacências aparece como um dos fatores responsáveis pela retomada.

Ao Frontdesk, alguns hoteleiros que estavam considerando fechar as portas asseguram repensar a ação e manter a operação ativada. 

Inaugurações na capital gaúcha
Estima-se que a rede hoteleira de Porto Alegre ganhe, a partir do ano que vem, 22 novos empreendimentos – três mil apartamentos. Intercity, Laghetto e Master Hotéis devem colocar no mercado, oito novos endereços, com aproximadamente 1 mil quartos, gerando 300 novos postos de trabalho de forma direta. 
 
Na região metropolitana que cerca a capital outras novidades aparecem. Guaíba deve ganhar, ainda em 2016, um ibis com 80 quartos e em 2017 um Super 8 com novos cem quartos. São Leopoldo está construíndo três novos endereços, Suarez, Intercity e Kleinville. Canoas deve ganhar um hotel econômico da GJP dentro do complexo Maxplaza, com previsão para 2020.

Na Região das Hortênsias, em Gramado, a abertura do Prodigy da GJP foi postergada e seis outras obras continuam em ritmo normal. 

Serviço
www.intercityhoteis.com.br
www.gjphotels.com
www.accorhotels.com
www.super8.com
www.laghetto.com.br
www.master-hoteis.com.br