Idealizada por Amilton Marcelino, a Morada dos Canyons abriu suas portas em 2004, consolidando o sonho do fundador de atuar no turismo com foco em meio ambiente. A família do empresário possuía uma propriedade rural no interior de Mampituba e, ao receber amigos e parentes de outras cidades, era possível perceber o encanto de todos com a região. Duas décadas depois, a Serra do Faxinal, em Santa Catarina, segue surpreendendo os visitantes com as experiências oferecidas pelo empreendimento hoteleiro.

No início dos anos 2000, Marcelino e outros sócios concordaram em colaborar financeiramente com o projeto. Por uma melhor localização, o idealizador trocou sua propriedade com alguns hectares e uma boa casa por um terreno praticamente abandonado no km 9 da Serra do Faxinal.

Naquele momento, a Morada dos Canyons ganhava seus primeiros, mas somente em 2004 o empreendimento foi registrado. Hoje, sob a gestão de Tiago Marcelino, filho do fundador, a propriedade evoluiu, cresceu e se tornou um meio de hospedagem relevante na região.

“Desde sua fundação em 2004, a Morada dos Canyons manteve como marca fundamental o reconhecimento de que sua localização privilegiada e a vista inigualável para os paredões verdes dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral”, comenta o sócio-diretor.

Para Marcelino, essa característica tem sido o alicerce sobre o qual o Morada dos Canyons construiu sua história e reputação. “Internamente, mantivemos um ambiente familiar para todos os que trabalham e interagem conosco”, continua o executivo.

O conceito da propriedade foi estruturado para proporcionar uma experiência de hospedagem que dialogasse com sua localização, o que inclui uso de materiais locais na construção; integração harmoniosa com a paisagem circundante; e compromisso com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Ações comemorativas

Para se manter relevante ao longo de 20 anos, a gestão da Morada dos Canyons precisou fazer ajustes e se adaptar às novas realidades do mercado. Segundo Marcelino, a virada de chave veio quando o hotel optou por definir seu público-alvo para além do turista de aventura. O foco passou a ser casais em busca de momentos especiais, como lua de mel, e famílias.

Outro ponto marcante da trajetória do empreendimento foi o ingresso nas redes sociais. “Fomos um dos primeiros a construir um perfil nas mídias sociais e a atuar com tráfego pago do Google de forma constante e estratégica. Até então, os hotéis só conseguiam divulgação em revistas ou outdoors. Essa promoção online era mais barata e elevou nosso patamar rapidamente”, conta o sócio-diretor.

Para comemorar seus 20 anos, a Morada dos Canyons vem realizando uma série de ações para colaboradores, parceiros e clientes. Ainda em 2024, o hotel deve lançar um documentário contando a sua história, com a participação dos fundadores e colaboradores.

Um livro com histórias marcantes dos hóspedes também será publicado. “Serão 20 crônicas que vamos escrever em parceria com Ana Cardoso, jornalista catarinense. São histórias de clientes e pessoas importantes para nós. Ainda realizaremos uma festa para os funcionários no final do ano”, revela Marcelino.

Tiago Marcelino

“2024 foi um ano atípico”, diz Marcelino

Investimentos

No ano passado, a Morada dos Canyons fez um upgrade em sua oferta de bem-estar com a abertura do Morada SPA — centro de relaxamento que vai além de saunas e salas de tratamento, com aporte na ordem dos R$ 10 milhões.

A estrutura conta com biblioteca, banheiras de imersão, jardim de inverno, academia, restaurante de gastronomia leve e piscinas. A novidade ainda contempla três suítes com vistas para os cânions com a possibilidade de day use. E os investimentos não param por aí.

“Temos planos de desenvolver mais uma suíte no Morada SPA na localização mais privilegiada do hotel, que tem tudo para ser a acomodação mais procurada do nosso empreendimento. Essa será a nossa novidade do verão, a partir de dezembro”, adianta Marcelino.

A propriedade ainda prevê a renovação de mais três chalés em 2025, dando continuidade ao seu projeto de modernização, que já contemplou uma acomodação em 2023, com aporte de R$ 250 mil.

A gastronomia também está em fase de mudanças. O restaurante passou por reformas e foi batizado de Contemplar. Com um menu reformulado, com foco em pratos típicos pé de serra e suas releituras, o espaço é comandado pelo chef Daniel Paiva.

O novo cardápio possui 45 drinks, chá da tarde aprimorado com mais itens, e reformulação do café da manhã com a entrada de pratos regionais. “O Contemplar agora é aberto também para o público de fora. Nossa ideia é elevar o faturamento em 30% em 2025. Atualmente, o restaurante é responsável por 10% da nossa receita”, explica Marcelino.

Host lab – Escola de Hospitalidade

Localizado em uma região com escassez de mão de obra, a Morada dos Canyons se movimenta para qualificar e capacitar não apenas seus funcionários, mas também a comunidade em seu entorno.

“Temos cerca de 10 mil pessoas morando na cidade, enquanto nosso quadro de colaboradores possui 80 profissionais atuando o ano todo. E conseguir isso é bem desafiador. Em contrapartida, muitos jovens se interessam em trabalhar aqui. O Morada tem essa característica de primeiro emprego”, conta o sócio-diretor.

Com colaboradores que atuam há mais de 15 anos em sua operação, o Morada dos Canyons se posiciona como um local para construir carreira. “Completar 20 anos é importante, pois gera confiança nas pessoas de que este é um negócio sólido que seguirá existindo”, afirma Marcelino.

Tendo como base o foco na mão de obra local e a necessidade de capacitação, a equipe do Morada dos Canyons colocou em prática a Host lab – Escola de Hospitalidade. Trata-se de um espaço com formação profissional básica para todos os interessados, visando a atender toda a região.

O objetivo é agregar conhecimento e preparar as pessoas para a área de hospitalidade e tudo que envolve esse segmento. A parte de formação tem como base conceitos e conteúdos de Gestão de ESG (Ambiental, Social e Governança) e Sustentabilidade; Gestão e Estratégia para Turismo de Luxo; Clientologia Master; e Hotelaria e Hospitalidade.

Entre os cursos programados estão: Introdução à Gestão Hoteleira; Hospitalidade na Gastronomia; Atendimento e Encantamento; Hospitalidade Sustentável; Liderança e Gestão de Equipes; e Marketing e Hospitalidade.

As aulas começaram em outubro e Messias Fernandes, ex-gerente geral da Morada dos Canyons, atua como diretor da Host – lab. As inscrições são direcionadas para jovens a partir de 16 anos.

Para participar é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio. A Escola de Hospitalidade, que conta com toda a estrutura para a formação, funciona no Centro de Praia Grande. As aulas serão em formato híbrido, com atividades presenciais uma vez por semana. A duração dos cursos é de três meses.

Perspectivas

O ano de 2024 foi atípico, de acordo com Marcelino. As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram a demanda na região, principalmente após o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

“Em 2023, atingimos uma ocupação na casa dos 95%. Esse é o nosso padrão, independentemente do turismo ir bem ou não. Com as enchentes, muitas pessoas cancelaram suas reservas – o que deve afetar os números de 2024”, diz o executivo.

A ocupação deste ano deve atingir os 80%, abaixo do esperado. Mas, dadas as circunstâncias, Marcelino vê os resultados com bons olhos. “Estamos satisfeitos por ter sido um ano positivo. Em 2025, queremos retornar aos 95%”.

Com os investimentos estruturais, a diária média da Morada dos Canyons subiu e o faturamento deve crescer em torno de 5% frente a 2023.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Morada dos Canyons