Fluxo de turistas internacionais cresce 309% em AlagoasO Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, é a principal porta de entrada do estado

O ano de 2018 continua rendendo números positivos ao turismo de Alagoas. Segundo informa a Sedetur (Secretaria de Turismo do estado), com base em índices da Infraero, no cumulado do ano, o fluxo de estrangeiros que desembarcou no estado subiu 309%. O indicativo é resultado de uma comparação entre os oito primeiros meses deste ano comparados ao período equivalente em 2017.

De janeiro a agosto, 16,5 mil turistas vindos de outros países desceram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. No primeiro semestre, em outro relatório feito nesse sentido, o número era positivo, o que mostra a manutenção do bom momento.

A América do Sul representa maioria entre os estrangeiros que chegam ao estado. Segundo informa a Sedetur, ações de divulgação em parceria com empresas de receptivo e ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) estadual tem ajudado na obtenção desses números.

Somente no último mês de agosto, essas ações conjuntas resultaram na realização de dois famtours, um com agentes de viagens do Chile e outro da Argentina. 

Alagoas: outras ações de divulgação

A participação em feiras internacionais também faz parte da estratégia para melhor divulgar o destino. Este ano, a Sedetur esteve na FIT (Feira Internacional de Turismo), em Buenos Aires, na Acav (feira da Asociación Cordobesa de Agencias de Viaje), em Córdoba, além da ida de técnicos para realização de capacitações e workshops em destinos argentinos uruguaios e paraguaios. 

Para Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, as ações são estratégicas para consolidação de Alagoas no mercado internacional. "Nossa presença nas feiras internacionais e as nossas capacitações fazem com que a gente consiga manter os bons índices de fluxo de passageiros, e até mesmo aumentá-los", diz.

O fomento na presença de viajantes internacionais movimenta destinos em todo o estado. O resultado disso é o desenvolvimento de novas propriedades – como o Japaratinga Lounge Resort, previsto para 2019 – e as ações coordenadas de mais destinos – como acontece em Barra de São Miguel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sedetur