';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Movimentado, Salão do Turismo recebe 40 mil pessoas

Por Redação 26 de agosto de 2019

salão do turismo- balançoEvento recebeu 196 expositores de artesanato

Realizado em parceria entre Setur-RJ (Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro), os jornais O Globo e Extra, e Sesc e Senac, o Salão de Turismo deste ano foi sucesso de público. O evento recebeu durante os quatro dias o total de 40 mil pessoas que aproveitaram as palestras, atrações culturais, apresentações musicais e expositores.

A feira, que aconteceu no Armazém 2 do Píer Mauá, contou com representantes de 12 regiões turísticas do estado carioca. Algumas delas retornaram com materiais promocionais esgotados. A Setur-RJ produziu  mais conteúdo para ser distribuído durante o evento – que somou 60 mil exemplares, sendo 5 mil de cada região.Entre os destinos mais procurados estão: Vale do Café, Costa do Sol e Serra Verde Imperial.

O Salão do Turismo contou com um centro de capacitação para profissionais e estudantes do trade, o Espaço do Conhecimento, onde aconteceram palestras com temas atuais debatidos por professores e técnicos do setor. O auditório recebeu 17 speakers que ministraram discussões para mais de três mil pessoas.

“ É uma alegria muito grande observar que durante os quatro dias o Salão Estadual do Turismo esteve repleto de pessoas que puderam desfrutar de belas cenas, descobrir mais sobre as múltiplas possibilidades das regiões turísticas, aprender, interagir profissionalmente e se atualizar sobre o turismo do Estado, além de conhecer mais do artesanato regional. Fica o gosto de quero mais e a certeza, garantida pelo governador Wilson Witzel, da continuidade do Salão do Turismo em 2020”, disse o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Salão do Turismo: expositores

A feira levou 196 expositores ao espaço de artesanato provenientes de 46 municípios do RJ. No local, havia 50 estandes para comercialização, um para o Espaço Saber Fazer, onde artesãos produziam obras sob os olhares atentos do público, e 12 totens expositores das regiões turísticas. Na área de comercialização estiveram representadas mais de 120 empresas ligadas ao turismo como hotéis, pousadas, conventions bureau, agências de receptivo, operadoras e transportadoras de turismo.

Os sorteios realizados durante o evento ofereceram 240 experiências turísticas que vão de passeio de jeep pela Floresta da Tijuca a fins de semana em pousadas de luxo no interior do estado. Entre os prêmios mais cobiçados estavam os 14 voos panorâmicos de helicóptero.

O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) também esteve representado no Salão do Turismo. A equipe atendeu 135 pessoas e forneceu informações sobre cadastro inicial e renovação de guias e empresas de turismo. Foram recebidas ainda duas demandas de solicitação de fiscalização.

As 15 manifestações culturais aconteceram na frente do palco e na área externa localizada na varanda. O público pode acompanhar e curtir um pouco da arte e da música típica de 15 municípios do interior, como roda de jongo, seresteiros, dança folclórica e Folia de Reis. 

No palco 29 apresentações de samba, MPB, rock, chorinho, música clássica, coral, além das já consagradas baterias das escolas de samba Beija-Flor e Grande Rio, animaram os que prestigiaram o evento. Foram mais de 600 artistas e 23 cidades participantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-RJ