mturCanal de divulgação foi criado pelo PRT

O MTur (Ministério do Turismo) vem adotando medidas para ajudar no combate ao coronavírus. Após lançar a campanha Não cancele, remarque!, a pasta abre espaço em seu portal para divulgação das ações adotadas pelos estados e municípios contra a pandemia. O canal foi criado pelo PRT (Programa de Regionalização do Turismo) com o intuito de facilitar o acesso à informação.

A partir de hoje (15), os representantes do programa de cada estado poderão encaminhar dados, reportagens, vídeos entre outros conteúdos relacionados à Covid-19. O materal será compilado e publicado no portal do MTur. Estados como Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais já disponibilizaram iniciativas realizadas nas suas respectivas regiões.

Hercy Filho, secretário de Estruturação do Turismo substituto, ressalta que este é o momento de unir esforços e apoiar medidas no enfrentamento da doença. “Seguimos trabalhando de maneira integrada com os estados por meio do PRT. Precisamos apoiar as ações desenvolvidas a fim de estimular práticas de combate à doença e aos impactos que afetam o setor do turismo. Essa medida beneficia os estados e todo o país”.

O secretário adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Vianna, agradeceu o apoio dado pelo Ministério do Turismo. “A criação desse espaço é de suma importância para que estados, Instâncias de Governança Regionais e municípios possam compartilhar as boas práticas adotadas neste período de isolamento social. O setor do turismo é um dos mais afetados com essa pandemia e o que temos aprendido é que os princípios do PRT como a integração, a gestão descentralizada e o trabalho em rede são conceitos-chave para superarmos esta crise".

O Programa de Regionalização segue atuando com o PRT+Integrado por meio de reuniões virtuais para orientações de cunho técnico. O estado interessado em tirar dúvidas deve fazer o agendamento pelo email [email protected] e enviar o link para o acesso da coordenação-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo. Os interlocutores interessados em incluir as práticas no site do MTur devem encaminhar um e-mail para o mesmo endereço.

MTur: o canal

A criação do site foi anunciada durante a 5ª reunião do PRT com interlocutores macrorregionais, realizada nesta terça-feira (14) por videoconferência, para tratar da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2021. Participaram os estados de Goiás, Amazonas, Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Durante a reunião, interlocutores dos estados e representantes do MTur trataram, também, de temas como os critérios de atendimento para atualização do Mapa do Turismo; as ações do Ministério do Turismo para o enfrentamento da pandemia; e o uso da #ConexãoPRT.

PRT trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay