Aproveitando o ensejo criado pelo 1º Congresso Internacional Inclusion, realizado em Porto de Galinhas, o MTur (Ministério do Turismo) apresentou se novo programa voltado para a questão da acessibilidade. A iniciativa é chamada Turismo Acessível e está detalhado numa cartilha que a pasta trabalha para fazer mais conhecida no mercado turístico nacional. 

Isabel Barnasque, coordenadora Geral de Turismo dentro do ministério, destacou que o MTur vem trabalhando a acessibilidade com o objetivo de promover a inclusão social e o acesso deste público à atividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.

A coordenadora reiterou que a principal ferramenta deste programa é o Guia Turismo Acessível, portal colaborativo onde é possível cadastrar-se para avaliar e consultar a acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes, parques e atrações diversas, bem como, incluir novos empreendimentos para que sejam avaliados. As avaliações também podem ser realizadas pelo aplicativo para smartphones Turismo acessível.

* Foto de capa: divulgação/MTur/Max Gonçalves