As agências de viagem interessadas em recepcionar turistas chineses poderão se credenciar a partir de hoje (8), na internet, após publicação de chamada pública no Diário Oficial da União. O cadastro – exigência do governo chinês para que as agências brasileiras tenham autorização para receber grupos de turistas do país asiático – é obrigatório e poderá ser feito até 22 de dezembro. O MTur (Ministério do Turismo) é o único órgão responsável pelo processo.

Para participar do processo, as agências precisam atender algumas exigências como estar regularizada no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, do MTur. Além disso, é preciso declarar estar ciente dos termos do Memorando de Entendimento firmado entre o Ministério do Turismo do Brasil e a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China para a facilitação de viagens de grupos de turistas chineses ao Brasil. Por fim, o interessado deverá aceitar o Termo de Responsabilidade e solicitar sua inscrição no ADS China.

"O turista chinês é especial e, se queremos atraí-los para os nossos destinos, temos de nos preparar. Precisamos conhecer os seus interesses, o seu perfil e saber o que chama a atenção deles", afirma Max Beltrão, ministro do Turismo.

Para o processo, só serão aceitas inscrições realizadas por meio do link próprio de empresas do tipo "Agências de Turismo" em situação regular.

Serviço
turismo.gov.br