MTur- planejamentoEncontro reuniu lideranças do turismo para discutir os impactos no segmento

Na manhã de ontem (28), o MTur (Ministério do Turismo) esteve presente em uma live sobre o cenário pós-pandemia. Durante a reunião, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, debateu com lideranças do setor os impactos causados pela crise e retomada das atividades.

A live foi promovida pelo Conexão Empresarial, da VB Comunicação e contou com a presença de Guilherme Paulus, sócio-fundador da CVC e chairman do Grupo GJP; Marcos Brandão, CEO da BH Airport; Érica Drumond, fundadora e CEO da Vert Hotéis; Rodrigo Mangerotti, gerente-geral do Hotel Mercure e  Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Dentre os temas discutidos, Brandão aproveitou o momento para apresentar dados. Devido à pandemia, o números de passageiros no terminal, passou de 35 mil para 3 mil. Como alternativa, o MTur apresentou o investimento na conectividade dos modais, sugestão apoiada pelo empresário. 

MTur: posicionamento

Em sua fala, o ministro realçou que houveram bons resultados para o setor em 2019, comentando ainda que lidou com rapidez à questão da pandemia, embora inesperada para o segmento. Relembrando, inclusive, de ações como reuniões extraordinárias para tratar do tema.

“Imediatamente após a confirmação do primeiro caso de coronavírus, convoquei uma reunião extraordinária do Conselho Nacional do Turismo para tratar do assunto e iniciamos o trabalho de medidas para ajudar o setor que é um dos mais impactados em todo o mundo”, disse.

Ainda segundo Antonio, a pasta mobiliza-se através de Medidas Provisórias para ajudar o setor. “Estamos trabalhando em um plano de retomada que prevê, entre outras ações, o incentivo e a valorização do turismo rodoviário e a integração dos modais de transporte. Os brasileiros vão valorizar cada vez mais nossos destinos durante a retomada da atividade e queremos oferecer todas as condições para que isso ocorra da melhor forma”.

Também nesta semana, o MTur entregou um planejamento para os próximos três anos, incluindo a preocupação com o cenário pós-pandemia, além de objetivos futuros, como a transformação do turismo nacional em um cenário competitivo e sustentável.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur