Praia da Boa Viagem, em Recife (PE), um dos destinos contemplados na publicação
(foto: divulgação/ Empetur/Roberto Rosa)

O MTur (Ministério do Turismo) e o Sebrae lançaram nesta terça-feira (16) publicação que reúne casos de sucesso em inovação na gestão do turismo, selecionados em pesquisa realizada em 65 destinos. O guia Boas Práticas em Turismo, que relata experiências de dez municípios, foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional de 2014, em cerimônia em Brasília (DF).

A publicação reúne as histórias de ações que tiveram impacto positivo nas regiões onde as práticas foram desenvolvidas. Os projetos foram identificados durante a pesquisa de campo do Índice de Competitividade, indicador que mede anualmente o estágio de desenvolvimento dos destinos brasileiros.

Inicialmente, foram selecionados 80 projetos, dos quais 11 se destacaram por apresentarem inovação no desenvolvimento ou modernização de um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

"O estímulo à inovação e ao conhecimento são prioridades para este novo ciclo do turismo, no qual pretendemos avançar no processo de aperfeiçoamento dos serviços e produtos oferecidos ao turista. Esperamos que os projetos selecionados sirvam de inspiração para outros destinos e sejam um veículo para a disseminação de boas ideias pelo país", afirma Vinicius Lages, ministro do Turismo.

Segundo ele, um dos objetivos da publicação é ampliar o conhecimento do mercado sobre as possibilidades de inovação no setor de turismo.

Aplicativos, projetos de acessibilidade, centrais conjuntas de compras, centralização de operações de vendas de passeios, descontos para pacotes de baixa temporada, mecanismo que tornam mais célere a captação de investimentos para o destino e ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças no turismo foram algumas das ações reconhecidas.

A identificação das boas práticas, iniciativa que contou com apoio de técnicos dos Sebrae estaduais e regionais e dos órgãos gestores de turismo, ocorreu no período de março a junho de 2014, sendo  que  o trabalho de campo ficou sob a responsabilidade de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas.

Confira os municípios e projetos contemplados na publicação:

Brasília (DF) – iBeacons em Pontos Turísticos
Cuiabá (MT) – Tour Regular
Fernando de Noronha (PE) – Mais Noronha
Foz do Iguaçu (PR) – Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos – PROFOZ
Ipojuca (PE) – Programa Turismo Acessível Pernambuco Sem Barreiras
Maragogi (AL) – Maragogi em Defesa da Criança e do Adolescente
Mata de São João (BA) – Central de Negócios
Porto Seguro (BA) – Bloco Disque 100
Recife (PE) – Porto Leve
Recife (PE) – Olha Recife!
Tiradentes (MG) – Tiradentes Mais

Serviço
www.turismo.gov.br