mtur- nordestePesquisa aponta alta no faturamento e na demanda pelos serviços ofertados até junho deste ano

O cenário é de otimismo para a hotelaria nordestina para 2020. Para o primeiro semestre, a expectativa é que a demanda por serviços ofertados na região aumente 42,8%, segundo levantamento realizado pelo MTur (Ministério do Turismo). A projeção está sete pontos percentuais acima do apontado na última pesquisa, promovida em setembro de 2019. Além disso, 45,8% esperam alta no faturamento de seus empreendimentos.

O estudo também traz informações sobre o crescimento da procura pelos serviços e de receitas no segmento. Segundo 29,4% dos consultados, o volume de tarefas aumentou, e 31,8% tiveram faturamento maior que no mesmo período de 2018. Para os próximos seis meses, a perspectiva é que 27,4% registrem acréscimo no número de funcionários.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que 2020 tem tudo para ser um ano de números ainda melhores no setor hoteleiro. “Já começamos bem, com lotações máximas na hotelaria durante o Réveillon e o Carnaval. Nosso intuito é cada vez mais aumentar o número de turistas para esses estabelecimentos, movimentando assim a nossa economia”, enfatiza.

MTur: pesquisa

Esta é a quarta etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo. São consultadas empresas de hospedagem de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas quanto ao desempenho dos estabelecimentos e dos destinos onde se localizam.​

No final de 2019, 727 empresas do setor de hospedagem do país apontaram otimismo para os próximos meses. Segundo o levantamento de dezembro, 43,6% dos entrevistados projetam crescimento na demanda pelos serviços ofertados; 46,4% preveem aumento no faturamento da empresa; e 31,6% esperam estabilidade até março de 2020.

(*) Crédito da foto: Jade Queiroz/MTur