mtur- sambodromoObras já começaram e incluem melhorias nas arquibancadas, sistemas elétrico e pluvial e combate a incêndios

Na última sexta-feira (13), o MTur (Ministério do Turismo) confirmou a liberação de mais de R$ 8 milhões para as reformas do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo. As obras na Passarela do Samba serão realizadas para adequação de exigências do Corpo de Bombeiros.

Durante a agenda na capital fluminense, o ministro visitou também o Centro de Operações Rio e o Cristo Redentor. Participaram da agenda o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, o senador Flávio Bolsonaro, o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, além do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o ex- deputado Otávio Leite.

O ministro conheceu as instalações do Sambódromo e reafirmou o compromisso do MTur com os recursos para a reforma. As obras, já iniciadas, incluem melhorias nas arquibancadas, sistemas elétrico e pluvial, combate a incêndio e pânico, além do gradeamento dos setores. O ministro destacou a relevância do Carnaval para a cidade e para a vida do carioca e do brasileiro. “Trata-se de um dos maiores eventos do mundo. Quero parabenizar o prefeito Crivella, o senador Flávio Bolsonaro e o presidente Jair Bolsonaro por essa reforma que, segundo os engenheiros, será a maior já feita no Sambódromo. Isso trará mais segurança para todos aqueles amantes do Carnaval”, disse.

Crivella destacou que com o apoio do governo federal, o carnaval carioca será mais seguro, mais iluminado e com mais conforto para as pessoas. "Quero agradecer ao senador Flávio Bolsonaro e ao ministro (Marcelo Álvaro Antônio), que foi sensível e fez com que tudo isso fosse possível. Tenho certeza que as milhares de centenas de pessoas que passarão por aqui, e também os moradores de nossa cidade, compartilham dessa gratidão”, afirmou.

Bolsonaro também ressaltou o Carnaval como uma das principais atrações turísticas do país. “Assim que o pedido da prefeitura chegou a mim, levei ao ministro Marcelo, e o presidente Bolsonaro, na hora, autorizou que fosse garantido a reforma para esse que é o principal evento do turismo do Brasil. Estamos à disposição para ajudar de todas as formas o cidadão carioca”, declarou.

MTur: Centro de Operações

Ainda na parte da manhã, o ministro conheceu o COR (Centro de Operações Rio), que tem como objetivo monitorar a operação da cidade e, durante os grandes eventos, minimizar seus impactos na vida do cidadão. Além disso, o COR é responsável por emitir alertas para os setores responsáveis sobre situações de emergência como: chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. 

O chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, fez uma apresentação e ratificou a importância do COR para o carnaval da cidade, que chega a reunir sete milhões de pessoas nas ruas da cidade.  Segundo ele, as informações do COR são repassadas para a população por meio de SMS, aplicativo do Centro de Operações, redes sociais, aviso à imprensa, relógios digitais de rua, Uber, Waze e telões dos estádios.

A comitiva que acompanhou a visitação também esteve no Cristo Redentor. Nesta semana, o ponto turístico foi anunciado como 16º lugar mais visitados no mundo em uma lista elaborada pelo aplicativo de transporte.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/Mtur