Mantendo seu foco em ser uma operadora multimarcas, a HotelCare vive um momento de atenção para a experiência do cliente e desenvolvimento de colaboradores. Com sete empreendimentos em operação e um em processo de abertura, a administradora mira seus esforços na qualidade de serviços para, em seguida, voltar seu olhar para a expansão.

Com hotéis em Fortaleza (CE); Natal (RN); Belo Horizonte (MG); Aparecida do Norte (SP); Guarapuava (PR); Montenegro (RS); Arapiraca (AL) e um em Guaporé (RS) em fase de inauguração, a HotelCare salienta que este último pode ser impactado pelas chuvas no estado gaúcho para sua abertura, prevista para setembro deste ano.

“Guaporé não está em uma região tão afetada pelas enchentes, mas as obras dependem de fornecedores que foram impactados. A cidade é próxima a Passo Fundo, que possui um dos principais aeroportos do estado e que vem recebendo mais voos devido aos problemas nos outros terminais gaúchos”, explica Jeferson Munhoz, CMO da operadora.

Com hotéis independentes e de bandeiras de grandes redes em seu portfólio, a HotelCare atua tanto no segmento de lazer quanto corporativo, recebendo uma demanda mista em suas propriedades operadas. Sobre planos de crescimento, Munhoz afirma que 2024 não será um ano de ganho de escala.

“Nosso hotel em Montenegro está fechado por conta das enchentes. Nossa expectativa é que as operações sejam retomadas em dois meses, mas tudo vai depender da situação no Rio Grande do Sul. Seguimos evoluindo enquanto empresa, mas nossa atuação está focada em deixar nossos hotéis com performances quantitativas e econômicas satisfatórias”, diz o CMO.

No primeiro trimestre, Munhoz revela que todas as propriedades em operação tiveram bons resultados, com crescimentos de receita que variam entre 7% e 20%. “Muitas vezes, vale mais a pena vender mais caro e perder em demanda. É uma forma de reduzir custos e não sobrecarregar a mão de obra, que está em falta no setor”.

Jeferson-Munhoz-2024

Munhoz: mão de obra é um desafio

Desafios e gestão de pessoas

Para Munhoz, os desafios de rentabilidade estão diretamente relacionados à falta de profissionais qualificados para atuar na hotelaria. De acordo com o executivo, buscar alternativas para redução de despesas, lidar com a inflação e reposicionar preços são problemas constantes no setor.

“Quem está na hotelaria há muito tempo está acostumado com cenários adversos e questões econômicas. O desafio maior que enfrentamos atualmente é a contratação e manutenção do quadro de colaboradores”, avalia.

A equipe da HotelCare está presente em todos os empreendimentos, com empenho de promover formações e treinamentos para os funcionários, além de contar com o apoio e expertise de consultores externos.

“Realizamos treinamentos e cursos sobre revenue management e faremos mais um com foco em vendas. Montamos um calendário de formações para que as equipes tenham capacidade para gerar qualidade na entrega”, pontua Munhoz.

Contratada em 2023, Ana Paula André atua como gerente de RH (Recursos Humanos), à frente das iniciativas de gestão de pessoas. Segundo a executiva, a HotelCare vem estruturando o departamento buscando maior assertividade em contratações e alinhamentos internos.

“Vamos implantar uma plataforma de apoio com testes para identificação de perfis profissionais de forma mais aprofundada. Os testes serão direcionados para fit cultural, raciocínio, perfil social e situacional e cultura organizacional”, conta Ana Paula.

Outras iniciativas são direcionadas para treinamentos técnicos e comportamentais, além de ações motivacionais, como premiações por performance. No ano passado, a HotelCare iniciou as atividades de sua educação corporativa com trilhas de desenvolvimento em diferentes áreas.

Em 2025, a operadora voltará seu olhar para a expansão, com o Nordeste como mercado prioritário. “Aprendemos muito com as redes parceiras e hotéis independentes. Entendemos que cada cidade e região demanda um determinado tipo de produto. Acreditamos que boas oportunidades estão por vir”, finaliza Munhoz.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/HotelCare