Aos 70 anos de existência, o Hotel Jaraguá é considerado um dos empreendimentos mais icônicos da capital paulista. Neste marco de sua trajetória, a propriedade, que anteriormente operava sob a bandeira Novotel, muda de mãos e passa a ser administrada pela Nacional Inn, que assumiu o hotel no dia 1º de julho e mira no conceito do workation para elevar os indicadores.

Basicamente, o workation consiste em um benefício que libera temporariamente os funcionários a exercerem um trabalho remoto em qualquer lugar do mundo, e a tendência vem sendo bastante aproveitada pela hotelaria. “Boa parte dos nossos hóspedes é do segmento business, mas com as viagens corporativas ganhando uma nova roupagem com o workation, acabamos tendo boa demanda de lazer, também”, diz Ricardo Aly, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Nacional Inn.

“Estamos, hoje, presente em 30 destinos brasileiros, e possuímos um sistema padronizado em duas vertentes: operação e revitalização de espaços, além de entrar com a nossa filosofia e identidade nos produtos e processos. É dessa forma que trabalharemos aqui”, pontua Aly.

“Sorte e oportunidade andam juntos. Somos uma empresa que busca ter produtos estrategicamente posicionados nos destinos. Assim, o Hotel Jaraguá vem incorporar e incrementar o nosso portfólio, entrando na nossa prateleira de distribuição com um nome já construído. Para nós, conservar a história desse ativo é uma grande responsabilidade. Temos a facilidade de estar na principal região do centro de São Paulo, com muitas opções de cultura e entretenimento, e isso nos ajuda bastante”, complementa o executivo.

Questionado pelo Hotelier News sobre as expectativas para a operação, Aly destaca que o Hotel Jaraguá é um produto icônico, o que deixa a transição mais complexa. “Cada estrutura de hotel exige um esforço diferente. Assim, canalizamos todas as nossas estratégias nesse empreendimento, que já é consagrado, e isso nos traz uma expectativa muito positiva”, reforça.

Próximos passos

Sobre as próximas estratégias do empreendimento, o executivo da Nacional Inn afirma que o Hotel Jaraguá reforça o posicionamento da marca e que o plano, a curto e médio prazos, é expandir as possibilidades de comercialização do ativo, além de explorar todas as capacidades, não só dos 415 quartos, mas das 25 salas para eventos e também do teatro, que comporta 264 pessoas.

Hotel Jaraguá - Ricardo_Aly

“Estamos felizes com essa adição”, diz Aly

“Não existe uma fórmula correta da distribuição. O que existe é uma tendência do online cada vez mais forte, e esse é um hotel com um robusto viés corporativo, mas atendendo também ao lazer. É um produto que se encaixa como uma luva em todos os públicos e, portanto, é importante estar nas principais prateleiras do mercado. Por isso, na rede, o nosso percentual de venda direta é mais baixo, justamente pela parceria que temos com outros canais de distribuição”, endossa o diretor.

Sobre a demanda corporativa, Aly reforça que o Hotel Jaraguá se posiciona muito bem no segmento devido à sua localização, com fácil acesso às principais avenidas de São Paulo e aos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. “Temos uma procura muito grande nos períodos de feiras de negócios. Os centros de convenções demandam muitos clientes para o centro da cidade, que querem aproveitar todas as opções que a região oferece”.

Para grupos, por sua vez, o produto tem o viés de lazer por estar próximo a locais como o CCSP (Centro Cultural São Paulo), shoppings e polos gastronômicos da cidade.

Atualmente, o hotel ainda não passou por mudanças, segundo Aly, mas o retrofit para imprimir a identidade da Nacional Inn já está em fase de planejamento. “A primeira parte a ser aprimorada será a fachada do hotel, que será toda revitalizada, mas com todo o cuidado para preservar a ideia original, já que se trata de uma propriedade tombada como patrimônio histórico. De modo geral estamos bem otimistas”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Nacional Inn