AeroportosAlguns terminais tiveram o turismo internacional como destaque

O primeiro trimestre de 2018 apresentou crescimento acumulado de 3,71% na movimentação de passageiros do setor aéreo brasileiro. Somados, os embarques e desembarques domésticos e internacionais representam quase dois milhões a mais de passageiros na comparação co o mesmo período do ano passado. No total, foram 53,3 milhões transportados no ínterim contra 51,4 milhões em 2017.

"Essa reação do setor aéreo se reflete diretamente no turismo. O mercado ganha com mais brasileiros viajando e a economia do turismo cresce com entrada de turistas do exterior", pondera Vinícius Lummertz, recém-nomeado ministro do Turismo. O representante da pasta atribui o resultado à promoção do Brasil no exterior e às medidas de facilitação como a facilitação de visto eletrônico para mercados estratégicos.

Fevereiro foi o período com melhor desempenho, segundo dados do Ministério dos Transportes. O mês apresentou variação positiva de 5,55%. A alta de janeiro foi de 3,96% e a de março ficou em 1,76%, sempre na comparação com 2017. O crescimento do mercado doméstico no período foi de 3%. Já o fluxo de viajantes estrangeiros foi ainda mais positivo, de 14%.

Aeroportos mais movimentados

Numa análise com os 15 aeroportos brasileiros mais movimentados, Recife aparece em destaque, com crescimento de 13,1%. O complexo pernambucano passou de 1,75 milhão de embarques e desembarques para 1,96 milhão. No aeroporto de Guarulhos (SP) o crescimento foi de 11,0%, de 5,72 milhões para 6,34 milhões.

Em Belo Horizonte um número que chama a atenção. O aeroporto de Confins, que teve um aumento de 3,9% no fluxo doméstico, disparou na movimentação de estrangeiros com um crescimento de 111,6% no trimestre. Foram cerca de 160,3 mil viajantes internacionais embarcados e desembarcados, contra 75,7 mil registrados em 2017. 

Curitiba (PR) também mais do que dobrou o fluxo de passageiros internacionais, de 11 mil no ano passado para 22,6 mil de janeiro a março de 2018.

(*) Crédito da foto: Skitterphoto/Pixabay