Sempre que uma nova marca chega ao mercado brasileiro, vem com ela a curiosidade: como será a gestão? Com inauguração prevista para o final de 2024, o W São Paulo será o primeiro da bandeira da Marriott International no país. O projeto de uso misto, que mescla operação hoteleira e branded residences será comandado por Idu Ribeiro, profissional que já tem familiaridade com hotéis W em destinos internacionais.

A história do executivo com a hotelaria começou de forma inusitada. Com o sonho de fazer uma viagem internacional para surfar, o então jovem de 16 anos encontrou a oportunidade de vender pacotes para Bariloche em uma agência de Porto Alegre como forma de custear as despesas.

O trabalho o levou a se tornar promotor e guia de viagens estudantis — função que ele afirma ter sido essencial para aprender a se conectar com as pessoas, organizar grupos, além de conhecer novos lugares e culturas.

“Foi nessa inesperada jornada que a minha paixão pelo turismo e pela hospitalidade floresceu de forma irresistível. De lá para cá, tive diversas experiências internacionais, morei e trabalhei em seis países, alcancei diversas posições de liderança, expandindo meus conhecimentos e habilidades, além de muita experiência de vida”, conta em entrevista exclusiva à reportagem do Hotelier News.

Mais tarde, Ribeiro assumiu o cargo de gerente geral em quatro hotéis, sendo o mais recente o W Maldivas. “Todas estas experiências me levaram a aprender e a evoluir como profissional e ser humano, sempre buscando a excelência e prezando por uma hospitalidade que vai além do convencional e que se fortalece nas relações humanas”, avalia.

Ribeiro se define como uma pessoa apaixonada pela família, apreciador da culinária, da música e entusiasta dos esportes. O executivo afirma que sua vida é uma mistura de disciplina, foco e paixão por experiências memoráveis.

“Sou um cara que gosta de cozinhar para amigos e família, com o mesmo zelo e paixão que imprimo na minha carreira. Vale mencionar que gosto de desafios e sou bem competitivo. Posso destacar as minhas participações em competições de Triathlon e dois Ironman 70.3, provas estas que foram um divisor de águas na minha vida e me permitiram aprender muito”, revela.

Expectativas

Nomeado diretor geral do W São Paulo, Ribeiro não esconde o entusiasmo em fazer parte do projeto. “A chance de abrir um hotel do zero e criar algo em uma cidade tão dinâmica como São Paulo é uma oportunidade única”, ressalta.

Com as expectativas elevadas, o executivo planeja conectar o espírito vibrante da maior cidade do país ao espírito global da marca. Para o diretor, sua experiência no W Maldivas contribuiu para chegar ao cargo atual.

“Nosso objetivo é criar experiências inovadoras, autênticas e alinhadas com a essência vibrante da cidade. Vamos integrar a cultura local, música, gastronomia e bem-estar à nossa programação e criar um ambiente onde cada detalhe desperta curiosidade e inspira a explorar um mundo novo. Tudo isso alinhado à nossa promessa de serviço Whatever/Whenever, marca registrada W Hotels”, continua Ribeiro.

Idu Ribeiro

Ribeiro compartilha os pilares de sua gestão

Pilares de gestão

Ribeiro ainda compartilhou quais serão os pilares de sua gestão à frente do W São Paulo, como liderança com empatia; excelência nos detalhes; organização; foco em resultados; adaptabilidade com evolução constante; persistência e impacto positivo com experiências autênticas.

“Acredito que a liderança deve ser baseada na inspiração e confiança, liderando pelo exemplo e criando um ambiente onde cada talento da equipe faça parte de algo maior, se sinta valorizado e motivado a atingir seu máximo potencial sendo ele mesmo”, analisa o executivo.

Para Ribeiro, o segredo do sucesso mora nos detalhes, onde cada elemento, como o volume da música, aromas, limpeza e atendimento compõem um ecossistema que faz a diferença para que a experiência do cliente seja significativa.

“Assim como nos treinos de Triathlon, acredito que dividir metas em ações diárias e manter disciplina é fundamental para o sucesso. Cada passo focado e consistente é essencial para alcançar grandes resultados”, acrescenta.

Na hotelaria, tudo muda o tempo todo. Logo, é preciso estar preparado para possíveis imprevistos e desafios do dia a dia. Diante desse cenário, o executivo afirma que adaptabilidade e vontade de aprender com cada situação são pilares para uma gestão ágil e preparada para mudanças.

“Meu lema é: insistir, persistir, resistir e nunca desistir. Com foco e resiliência, superaremos qualquer obstáculo, promovendo uma cultura de determinação e inovação contínua para alcançar os melhores resultados”, pontua.

Time em desenvolvimento

Em fase de recrutamento, o W São Paulo vem realizando chamadas para processos seletivos nas redes sociais, como o LinkedIn, além de divulgações para a imprensa. Ribeiro revela que, até o momento, o empreendimento recebeu quase 500 inscritos para diversas áreas.

“Estou extremamente empolgado com os profissionais talentosos que estão se unindo a nós. Realizamos um evento, bem ao estilo W Hotels, buscando talentos que compartilhem nossa visão de hospitalidade ousada e criativa”, diz o diretor.

Mesmo reconhecendo que encontrar profissionais qualificados é um processo desafiador em qualquer lugar do planeta, o executivo acredita na força da marca para atrair talentos, assim como as oportunidades de crescimento da Marriott International.

“Encontramos diversidade e muitos talentos potenciais que compartilham nossa visão de hospitalidade, apaixonados por criar conexões e experiências inesquecíveis. Ainda estamos buscando profissionais para compor nossa área de A&B (Alimentos & Bebidas), com diversas oportunidades”, anuncia Ribeiro.

Por fim, o diretor reforça sua expectativa para gerar experiências autênticas para quem passar pelo W São Paulo. “Minha motivação e missão vêm do impacto que podemos causar na vida das pessoas, criando momentos memoráveis para os hóspedes, promovendo um ambiente colaborativo para a equipe e impactando positivamente a comunidade local. A autenticidade e o desejo de fazer a diferença guiarão todas as decisões e ações”, finaliza.

*Com colaboração de Lucas Barbosa

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott International