Notícia atualizada no dia 5/12 às 17h03

A 1ª turma do RM Now Advanced no Intercontinental São Paulo
(fotos: Hugo Massahiro Okada)

O Revenue Management, prática cada vez mais utilizada pelas grandes redes hoteleiras a fim de aumentar receitas e obter melhor gestão no processo de vendas, ainda é pouco conhecida pelos hotéis independentes, que correspondem a grande parte do negócio hoteleiro no País. 

Com o objetivo de promover o RM e elucidar dúvidas de profissionais que já atuam no segmento, Gabriela Otto, consultora e especialista no assunto, ministrou entre os dias 1 e 2 deste mês, o 1º Módulo Avançado do curso de Revenue Management – RM Now Advanced – no hotel Intercontinental São Paulo. O curso que é uma realização da GO Associados e do Hôtelier News, teve carga horária de 16 horas e foi realizado com apoio do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

"Essa é nossa primeira edição da turma avançada. Desde 2011 oferecemos este curso e entendemos que o mercado já está mais maduro, com profissionais que já podem participar em outros níveis. O que fizemos foi aprofundar o tema com convidados, enfatizamos o RM aplicado em Alimentos e Bebidas, o que foi muito interessante, com muitas planilhas e novidades em termos de distribuição e tecnologia. 

De acordo com Gabriela Otto, o curso aborda, além dos temas relevantes para o segmento dentro do mercado, outras características importantes como a atitude dos profissionais frente à problemas que surgem na operação hoteleira e como resolvê-los sem perder em vendas e reputação.

"Trouxemos como diferencial, o lado comportamental, que está sendo muito difundido no exterior em termos de revenue management – a atitude do RM dentro do hotel, perante o comitê executivo, como fazer uma apresentação, como entender o perfil das pessoas com quem se trabalha dentro do hotel, não apenas ter uma estratégia e sim saber como vendê-la. Também estamos trabalhando com simulações, aprofundando a gestão de custos de distribuição, tecnologia, custo de aquisição de cliente, custos de taxação em cima de cada reserva, enfim, muito conteúdo", comenta.

Opinião dos profissionais
"Estou achando incrível. Gabriela Otto está abordando temas muito importantes como por exemplo, como lidar com outras pessoas que têm perfil diferente do nosso. O RM da Intercity é corporativo, lidamos diariamente com gerentes, com a operação de longe e então isso realmente torna o relacionamento um pouco mais "frio". Precisamos desmistificar isso, trazê-los para perto da gente e que, assim, "falando a mesma língua", possam comprar mais as nossas ideias", diz Fabiane Souza, revenue manager da Intercity.

Fabiane Souza, da Intercity Hotéis

"Sempre tivemos uma carência muito grande na área no Brasil, no que diz respeito a cursos. A Gabriela Otto juntamente com a Waléria Fenato, nos traz um trabalho mais avançado, mais aprofundado, que nos permite alcançar mais eficácia, aprimorando nossas qualidades e tudo o mais", diz Eduardo Machado, da área de Revenue Management da Rede Plaza de Hotéis.

A segunda edição do RM Now Advanced acontece entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2017.

Serviço
rmnow.com