Ainda dentro das discussões sobre Qualidade de Serviços – Operações, que já abordaram o setor de Alimentos & Bebidas, o bem-servir e a questão jurídica, Augusto Rocha, sócio da Pmweb, falou sobre as tendências tecnológicas que envolvem o mercado do Turismo. Para ele, antes a tendência era criar aparelhos funcionais para o uso da internet. Isto ficou ultrapassado e a moda é criar aplicativos que facilitem a vida do usuário. Para que eles sejam realmente funcionais é necessário conteúdo, atualização constante e acessibilidade.
 
Tais conceitos servem também para os hoteleiros, uma vez que hoje as reservas podem ser efetuadas, via smartphone ou tablet.
 
Ele ressalta a importância de criar conteúdo relacionado ao tipo de empreendimento, aos interesses do cliente e do mercado. Por outro lado, de nada adianta ter este recurso se ele não for atualizado.
 
O cuidado com as informações também merece atenção. Um cliente que lê uma informação errada pode estragar a reputação de um empreendimento em questão de minutos por meio do compartilhamento proporcionado pelas redes sociais. Por isto, é importante o cuidado com a escolha de quem vai apurar e divulgar dados sobre seu meio de hospedagem.
 
Rocha aponta para as tendências para o mercado hoteleiro. No momento, o aplicativo Hotel, Tonight? é o recurso mais utilizado nos Estados Unidos. No Brasil ainda não está disponível, mas é algo que deve começar a ser estudado pelos profissionais da hotelaria nacional. “O futuro ficou velho”, finaliza.
 
O debate aconteceu durante o primeiro dia do FNGH (Fórum Nacional de Gestão Hoteleira), que ocorre até amanhã (21) no Pullman São Paulo Ibirapuera. O evento é patrocinado pela Trend Operadora e pela Infinity Cenografia e Audiovisual, e organizado pelo Hôtelier News e pela Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços.
(Thais Queiroz)