73% dos entrevistados afirmaram que conversar com residentes locais é a melhor maneira de socializar em viagens
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Recente pesquisa realizada pela momondo – buscador de passagens aéreas e hotéis pelo mundo – revela que 43% dos brasileiros utilizam aplicativos de viagens para explorar novos destinos. A tecnologia é vista pelos pesquisados como a melhor maneira de iniciar a experiência de conhecer novos lugares. O levantamento ouviu viajantes de 20 países.

O relatório mostra que esse comportamento é mais forte no público de jovens com idade entre 18 e 22 anos, com 49%, mas também é expressivo em outras idades. No grupo de pessoas entre 23 e 35 anos, 47% usam apps inspiradores. Já entre aqueles com idades entre 36 e 55 anos, esse número é de 40%. A utilização desses recursos tem queda expressiva apenas na faixa etária do 56 aos 65 anos, com 25%.

Apesar disso, a maior parte dos brasileiros (47%) considera primeiramente pedir recomendações aos residentes locais. Em muitos países do hemisfério norte, o comportamento padrão é conhecer e inspirar-se ao longo da viagem. É o que sugerem os alemães (46%), dinamarqueses (50%) e finlandeses (55%). Carregar o tradicional mapa turístico local é o hábito de portugueses (48%), chineses (49%) e espanhóis (53%).

Ao serem questionados sobre com quem preferem interagir, 73% dos entrevistados afirmaram que conversar com residentes locais é a melhor maneira de socializar. Já 63% acreditam também que é melhor se aproximar de turistas de outros países. Os que procuram por outros brasileiros somam 37% e os que optam por não interagir, 6%.

Serviço
www.momondo.com.br