6º Fórum de Turismo no Luxo destaca destinos de experiências

Fórum de Turismo de Luxo- eventoCarneiro: Brasil tem potencial inexplorado no turismo de luxo

Foi encerrado ontem à noite (27), na Unibes Cultural, a 6ª edição do Fórum no Turismo no Luxo. Realizado pela PSCarneiro Eventos. O evento contou com uma maratona de palestras focadas no segmento de alto padrão. Especialistas discutiram assuntos como destinos, negócios e estratégias de marketing, entre outros.

No total, foram realizadas nove palestras no 6º Fórum de Turismo no Luxo, focadas em aspectos distintos do mercado de luxo. Temáticas como destinos de luxo, arquitetura e sustentabilidade, entre outras, foram discutidas. Cerca de 150 pessoas encheram o salão de eventos da Unibes Cultural, localizado no bairro de Sumaré, em São Paulo.  

Organizador do evento, Paulo Carneiro destacou a motivação principal do encontro. “Esse evento nasceu da vontade de fazer o Brasil crescer no mercado de turismo. Buscamos trazer referências, gerar negócios, divulgar a hotelaria e promover o networking”, comentou Carneiro. “Outros países estão trabalhando muito no turismo de luxo. No Brasil também podemos ter acesso a esse tipo de experiência. Nosso objetivo é trazer soluções para essa área”, completou.

Abaixo você pode conferir alguns dos principais assuntos abordados em cada uma das palestras do 6º Fórum de Turismo de Luxo. O evento tem o Hotelier News como media partner, além de apoio da Resorts Brasil, entre outras entidades e instituições.

Fórum de Turismo no Luxo: bike no Sul da França

O sócio da Special Trip, Fábio Affonso Ferreira, mostrou um pouco sobre os roteiros de bicicleta pela Europa. Voltado a um público seleto e aventureiro, a agência monta programas personalizados para grupos de até 20 pessoas. A ideia é oferecer uma experiência disruptiva e desafiadora aos turistas endinheirados.

“Discrição, privacidade e exclusividade são os principais pontos trabalhados por nós. Esse público preza muito por roteiros diferenciados e respeito pelo espaço individual”, diz Ferreira. Além da França, a agência organiza viagens pela Itália e outros países do continente europeu.

Fórum de Turismo de Luxo - Pedro TreacherTreacher: para o público de luxo, experiência vale mais que o luxo em si

UHNI (Ultra High Networth individual)

O turismólogo Pedro Treacher, da operadora Matueté, destacou as experiências de luxo para clientes de alto nível. Em sua fala, o empresário citou a mudança de comportamento desse público exigente, que não se contenta apenas com estruturas impressionantes. Para atrair clientes, o mercado precisa oferecer momentos marcantes.

“Quando falamos em turismo de luxo, pensamos apenas em destinos como Europa ou Estados Unidos. Acabamos esquecendo as riquezas naturais do Brasil e quantas vivências diferenciadas o país pode proporcionar”, observou. “O bem mais precioso que as pessoas que já tem tudo é o tempo. Isso muda completamente a forma de planejar a viagem”, ressalta.

“Infraestrutura vai garantir o conforto do viajante, mas não é o suficiente para criar momentos inesquecíveis. Por isso, muitos hotéis estão buscando agregar experiência nas hospedagens”, completou.

Arquitetura em Hotéis de Luxo

O arquiteto Eduardo Manzano, responsável por projetos em redes como Hilton e Hyatt Hotels, explicou as tendências de luxo na arquitetura. Segundo o empresário, localização faz parte da experiência da hospedagem e o impacto de inovações na infraestrutura ajuda a fidelizar clientes.

“O hotel precisa conversar com a região. A minha arquitetura precisa conversar com a localidade”, afirma. “Ela serve para complementar a experiência dos hóspedes”, acrescentou.

Case Curaçao

Diretora da Twist & Shout Publicidade, Andrea Cece apresentou o case da pequena ilha caribenha para abordar a importância do marketing de destinos. Com o slogan “Sinta você mesmo”, a campanha é um convite aos turistas conhecerem o local sem pontuar quais atrações estão disponíveis.

Fórum de Turismo de Luxo - Juliano KimuraKimura abordou em sua fala a importância da gestão de dados e do Big Data

Transformação Digital

Juliano Kimura, com seus 10 anos de experiência em marketing digital, falou sobre a importância dos dados para melhor conhecer o perfil dos clientes. Segundo Kimura, utilizar de tecnologias como o Big Data é essencial para qualquer empresa sobreviver. “Não só uma questão de estratégia, o uso dessas informações é uma prova de inteligência”, comentou.

Viagem pelo Egito

O egípcio Sedik Faragala, da Hórus Viagens, apresentou o país africano como destino tendência para o mercado de luxo. O empresário buscou desmistificar más impressões do país, como a segurança, e mostrou lugares fora da rota conhecida pela massa de turistas.

Luxo e Sustentabilidade

Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), fez um paralelo entre luxo e meio ambiente. A palestrante falou sobre como os dois temas podem coexistir e em quais aspectos o mercado de alto padrão pode ajudar e realizar ações de preservação.

Compra e Venda de Hotéis

Luiz Fernando Azevedo falou sobre o mercado de compra e venda de hotéis. O diretor comercial da Bom Destino explicou como funciona as negociações e escolhas das opções mais adequadas aos seus clientes. 

Espanha e enoturismo

Para encerrar o fórum, Elvira Marcos apresentou uma “viagem” pelos principais destinos de enoturismo no país europeu. Por meio de sua palestra, destacou quais experiências de luxo a Espanha pode proporcionar em suas rotas de vinho.

Veja a seguir algumas imagens do evento:

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News

Comentários