7 ferramentas tecnológicas obrigatórias para o time de RM

ferramentas para o gerente de receitasFerramentas facilitam a análise de dados para estratégia de receita

Como qualquer vocação, os gerentes de receita têm à mão uma caixa de ferramentas de tecnologia para ajudá-los a realizar bem seus trabalhos. Cada ferramenta automatiza tarefas que seriam impossíveis de outra forma, como por exemplo análise de dados de receita. Pensando nisso, a OTA Insight, empresa de data intelligence para hotelaria, separou sete ferramentas obrigatórias para o time de Revenue Management de um hotel. 

Novas tecnologias tornam o dia a dia do profissional mais eficiente, permitindo que ele gaste seu tempo criando e executando estratégias de gestão de receita. Automatizar planilhas, gerenciar canais de distribuição e monitorar seus preços em todos os canais estão entre as ferramentas mais necessárias. 

Ferramentas para o time de RM

1 PMS (Sistema de gestão de propriedade)

Seu PMS é a chave para a gestão eficiente da recepção. Em vez de usar planilhas que são atualizadas manualmente e, portanto, propensas a erros humanos, seu PMS automatiza muitas das tarefas operacionais relacionadas ao gerenciamento da estadia e da reserva de um hóspede. Vale a pena investir em um PMS robusto que possa rastrear os KPIs e os dados
certos para o seu hotel. Não apenas por questões de eficiência, mas porque os dados operacionais internos fornecerão todos os relatórios necessários para a análise de dados de receita granular.

2 Gerente de canal

Um gerente de canal é traz mais eficiência no gerenciamento do seu inventário em todos os seus canais de reserva em um só lugar. Em vez de fazer login em vários sites de reserva para gerenciar suas taxas e inventário on-line, essa ferramenta permite analisar todos os canais em um só lugar. 
Alguns gerentes de canal usam o modelo de inventário agrupado, onde você pode
permitir que todo o seu estoque on-line seja vendido de uma só vez sem qualquer risco de overbooking. Ter um que se integre ao seu PMS é crucial, pois ele também incorporará seu canal direto. 

3 Mecanismo de reservas

O mecanismo de reservas gerencia seu canal on-line direto,porque ele está anexado ao seu website. Do ponto de vista do viajante, ele funciona muito bem como a função de reserva nos sites da OTA, por isso, é mais fácil fazer a reserva por meio dele. Os mecanismos de reserva facilitam as reservas internacionais - não apenas porque processam pagamentos on-line sem intervenção humana, mas porque muitos permitem conversões internacionais de moeda e idioma.
 
4 Ferramentas de business intelligence

O gerente de receita possui dados em profundidade. Informação que é crucial para moldar a estratégia de receita perfeita, mas difícil de interpretar na melhor das hipóteses. Procure uma ferramenta que visualize big data, destaque oportunidades de preços e permita tomar decisões informadas sobre o rendimento.

5 Ferramenta de monitoramento de paridade

Com um monitoramento de paridade, você pode acompanhar a paridade de taxas em todos os seus canais  de distribuição ver exatamente onde está perdendo receita. A ferramenta deve ajudar identificar as discrepâncias de paridade, garantir que o canal direto não esteja sendo enfraquecido e evitar multas obrigatórias. Para precificar melhor, a OTA Insight também preparou 

6 - Classifique o comprador

Fique de olho nas tarifas dos concorrentes com um comprador de tarifas. Procure uma plataforma que consiga comparar tarifas em tempo real, nos seus diferentes canais de reserva e tipos de quarto. Verifique essas taxas com eventos e feriados locais e internacionais que afetarão sua demanda. Dessa forma, é possível entender a captação futura do mercado com um instantâneo preciso da demanda por quartos de hotel em sua região.

7 - Software de análise de receita 

Analise o desempenho histórico e futuro do hotel para otimizar o mix de canais. Utilizando os dados do PMS em um painel amigável, é possível obter uma visão instantânea de onde a empresa vem, observando seus KPIs de receita (taxa de ocupação, ADR e RevPAR) e principais alavancas de negócios. Essa ferramenta deve mostrar a estratégia atual está funcionando e qual impacto ela tem nos seus KPIs.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay 

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