9ª edição do RM Now! conta com participantes mais preparados, diz Gabriela Otto


Gabriela Otto (direita) junto aos participantes do RM Now! no Matsubara Hotel
(foto: Camila Oliveira)

“Percebi que os participantes desta edição, principalmente, estão chegando mais preparados, com mais conhecimento sobre RM (Revenue Management) e pensando mais estrategicamente. O que é ótimo, assim podemos nos aprofundar mais sobre o tema e sair do básico”, conta Gabriela Otto, referindo-se à nona turma do curso RM Now!. A profissional de Marketing, e-commerce e RM, junto com Waleria Fenato ministraram o curso entre os dias 11 e 13, no Matsubara Hotel, na capital paulista. 

Um ponto positivo lembrado por Gabriela foi sobre o retorno de pessoas de um mesmo hotel. “É importante que eles não só levem as informações para seus locais de trabalho como também instiguem os colegas a participarem. E muitos voltam, trazem ou indicam o curso para o gerente geral do hotel, por exemplo. Se torna um ciclo”, complementa ela.

Outro ponto de destaque é que algumas grandes redes como Accor e Meliá se integraram do primeiro RM Now! de 2015. Das 28 pessoas, dez eram de redes internacionais, “o que é muito bacana, porque eles têm a oportunidade de entender a base da realidade brasileira de RM”, frisa.

Gisele Torrano, diretora de Leisure Travel da Meliá Hotels International, comentou que decidiu se informar melhor sobre o tema devido ao momento de mudança que ocorre no mercado hoteleiro.  “Como lido muito com o mercado de lazer e operadoras, é importante conhecer melhor o processo de conectividade e sobre o mercado interno, por exemplo. Também é válido expandir os conhecimentos e entender melhor como funciona os canais de distribuição”, conta.

Segundo a diretora, um dos pontos altos do curso foi a praticidade na abordagem e na forma em que os temas foram apresentados. “De tal forma que vimos com clareza como podem ser aplicados. E para utilizar os métodos de pesquisa de preços nos canais de distribuição, por exemplo, farei um aprofundamento para então analisar de que forma esse e outros itens exibidos poderão ser inseridos no cotidiano”, pontua Gisele.

Além de uma breve consultoria feita durante as aulas, foram discutidas: desintermediação (como saber lidar), gestão de custos (ter conhecimento) e multicanal (saber que eles existem e conversam entre si); e ainda implantação (cultura, história e passos de RM), players (quais são e como lidar) e rever o que acontece no mercado.

Visão dos participantes
Para Soraia Paschoal, da GR Hotéis, o curso mostra várias formas de melhorar os serviços oferecidos e como agregar valores. “A minha participação no RM Now teve como objetivo mensurar o serviço que a GR proporciona e saber se é o correto, se estamos oferecendo um valor justo para a empresa e para o cliente”, disse.

Na visão de Kharla Tavares, gerente de Distribuição Eletrônica da rede Plaza, a parte de e-commerce foi um dos pontos de destaque. “Nestes três dias de curso nós tivemos conhecimento de várias questões online, sobre o mercado das OTAs. Esta é minha segunda participação e vemos que tem sempre algo novo. Além disso, vemos com outros olhos os cuidados que devemos ter, percebemos o que devemos analisar, investigar e ainda como devemos proteger os hotéis onde trabalhamos”, declara.

A décima edição do curso já tem data marcada: será nos dias 19, 20 e 21 de agosto.

Serviço
rmnow.com

Comentários