Luciano Vieira atua na hotelaria há mais de dez anos
(foto: Peter Kutuchian)

Formado em Hotelaria, Luciano Vieira é coordenador Comercial do Faial Prime Suites, empreendimento localizado em Florianópolis, e onde gere uma equipe de quatro pessoas – está contratando um novo executivo de Contas local. 

"A nova fase do Faial é muito gratificante e o futuro se mostra promissor pois nossa diretoria tem planos para expandir a marca, transformando-a em uma rede”, explica Vieira.

Sobre  o segmento ele comenta: “Na minha opinião, a Hotelaria é a arte de bem servir. Mas a automação presente por meio de novas tecnologias tem tornado o atendimento cada vez mais impessoal. Isto está presente através dos sistemas de reservas online entre outros serviços que isentam o cliente do contato humano”, diz.

Para ele a humanização dos serviços dentro do hotel é um dos grandes diferenciais que um bom administrador hoteleiro deve estimular em suas equipes, enfatizando o pró-ativismo e simpatia mais do que nunca. Para que o dinamismo e facilidade de um sistema automatizado esteja aliado à cordialidade de um bom atendimento.

A carreira profissional de Luciano Vieira teve início em 2004 quando ele entrou no Blue Tree Florianópolis para trabalhar na Recepção do empreendimento, onde também atuou no departamento de Auditoria. Quase dois anos depois, passou para a função de assistente comercial, posição a qual exerceu por três anos.

“Desde o meu primeiro contato no hotel, todos perceberam que a minha área seria a comercial,  já que a minha comunicação sempre foi espontânea e extrovertida”, comenta Luciano.

No final de 2008, ele foi convidado para integrar a equipe de implantação do Il Campanário, hotel localizado na Praia de Jurerê Internacional. A princípio a posição seria a de recepcionista e a volta para esse cargo, mesmo tendo trabalhado por três anos no hotel da Blue Tree, foi pela expectativa de crescimento dentro do novo empreendimento. “O Il Campanário vinha para ser um dos melhores hotéis da Ilha e trabalhar nele agregaria muito ao currículo”, diz Vieira.

A experiência no hotel foi especial pois a obra atrasou criando um clima de desafio na integração, “Ficamos ociosos por muito tempo e a toda a equipe viveu momentos tensos, que no final foram de grande aprendizado, pois além do fortalecimento de todos, passamos também atuar como vistoriadores da obra, ajudando muito para a liberação das áreas, além de passar a conhecer toda a estrutura do hotel”, compartilha o executivo.

O Il Campanário abriu em dezembro de 2009 e Luciano atuou como recepcionista por dois meses, passando ao posto de concierge. Em abril de 2010, ele assumiu a função de analista de Gestão, Implantação e coordenação da Village Collection Hotéis & Concierge, empresa da Habitasul, que opera o Il Campanário e mais três hotéis. O objetivo de Luciano era incentivar a inclusão das habitações, de propriedade de investidores privados, no pool de locação. “A experiência foi muito válida, pois trabalhei com o público AAA, aprimorando a minha expertise no atendimento e também como estrategista”, conta.

Em agosto de 2011, Luciano passou a integrar a equipe do Faial, acompanhando todos os processos para a transformação no Faial Prime Suites, tendo assumido o departamento comercial em janeiro do ano passado.

Serviço
www.faialprime.com.br