ABIH-BA cria banco de currículos para profissionais que foram demitidos

ABIH-BAProposta é que hotéis consultem os cadastros na hora de contratar

Com muitos hotéis fechando as portas, as demissões são inevitáveis. Buscando auxiliar os profissionais do setor desempregados, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) criou um banco de currículos em seu portal. A ideia é que, quando o mercado retomar suas atividades, os hotéis consultem os cadastros para recrutar novos colaboradores.

Luciano Lopes, presidente da entidade, afirma que a hotelaria baiana paralisou praticamente todas as atividades nas últimas semanas.“Infelizmente essa realidade vai impactar milhares de famílias. Preocupada com essa situação, a ABIH-BA resolveu catalogar esses funcionários que estão sendo desligados, como forma de priorizá-los quando tudo começar a voltar ao normal”. Em março, Salvador atingiu seu pior índice de ocupação da história

A ABIH-BA ainda reforça que tem buscado apoio do governo federal, estadual e municipais, de bancos públicos e privados, além de auxílio institucional para garantir a sobrevivência econômica do setor. “Precisamos evitar uma degradação ainda maior do setor. Nossa entidade lutará constantemente para a manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios, e continuará atuando no constante suporte às empresas associadas e a união da classe hoteleira”. 

Para a CEO da Talento Recursos Humanos, Agda Lima, parceira da ABIH-BA, o banco de currículos é uma excelente ferramenta de busca de profissionais, principalmente quando já possuem experiência na área. Além disso, ela dá dicas para que, nos tempos atuais, os profissionais do ramo hoteleiro busquem alternativas de carreiras e se preparem para uma nova era no mundo do trabalho.

“Aqueles que nunca pensaram em atuar por contratos como freeworks ou autônomos devem considerar essa alternativa, bem como, por exemplo, a abertura de negócio próprio no ramo que envolva uma estratégia digital. Para aqueles que desejam atuar no mercado, em carreiras mais conservadoras e formais, devem se preparar ainda mais para ter competitividade”, explica.

Os interessados podem se cadastrar no link e clicar na opção “Benefícios”, depois ir em “Banco de Currículos” e, por fim, na aba “Cadastro dos dados dos profissionais” e preencher o formulário.

ABIH-BA: mais dicas

Ainda de acordo com a CEO é hora de não somente cuidar do básico, como ter um currículo estratégico para inserir palavras chaves que os robôs procuram quando vão fazer uma triagem em uma plataforma de vagas por exemplo. Mas, igualmente importante é criar ou ajustar uma imagem digital para as redes profissionais, buscar de forma contínua a melhoria de performance de entrevistas, no que se refere ao desenvolvimento  das chamadas soft skills (competências comportamentais) e das hard skills (competências técnicas).

“Hoje é possível fazer um programa de assessoria de recolocação mais enxuto e acessível na modalidade paga para pessoas físicas, mas também é possível fazer gratuitamente pela internet muitos cursos e etapas cruciais para melhorar a empregabilidade (trabalhabilidade, termo mais recente usado pelo mercado). A participação em associações é de crucial importância para oxigenar as idéias e fazer novos contatos (networking), bem como fortalecer os que já têm, ajudando sempre que possível em ações que sejam benéficas para outros profissionais”.

Quem tiver interesse pode enviar o currículo, gratuitamente, visando futuros processos seletivos na área, para o e-mail: curriculo@talentobahia.com.br. A Talento RH, como parceira da ABIH-BA, oferece o programa de assessoria de recolocação - Programa Smart (programa de construção de ferramentas para aumento de empregabilidade), com  10% de desconto, com valor facilitado em até 3x.

(*) Crédito da foto: Shutterstock

 

Comentários