A ABIH Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e com o apoio da ABIH-PB e secretarias locais de turismo, promoveu o projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional em João Pessoa, pelo qual capacitou 150 jovens da cidade para trabalhar no setor.

A iniciativa tem como objetivo resgatar e capacitar pessoas entre 16 e 26 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a possibilidade do primeiro emprego formal, além de atender, diretamente, a demanda do setor hoteleiro local.

 
Em Pernambuco, 240 jovens de Recife, Ipojuca, Olinda e Cabo de Santo Agostinho estão em processo de capacitação. Neste ano, além da Paraíba, o projeto formou 120 jovens das cidades paulistas de Santos, Guarujá e São Vicente. Desses, 31 já estavam atuando no mercado de trabalho turístico quando o projeto foi concluído, em maio. Além disso, 340 jovens já foram capacitados em Fortaleza.
O Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional está entre as ações do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), criado e gerido pelo MTur para trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos segmentos do turismo.
(Rhaiane Sodré)