Luigi Rotunno, presidente da Associação Brasileira de Resorts
(foto: divulgação/ABR)

A ABR (Associação Brasileira de Resorts) desenvolveu um estudo complexo sobre as estratégias comerciais e os impactos causados pelo modelo de atuação do Airbnb, baseado na economia compartilhada. 

O documento Airbnb – Um Modelo de Negócio, disponível para leitura na íntegra no site da ABR, aborda como as novas possibilidades de hospedagem estão mudando o comportamento dos viajantes e despertando um alerta para as autoridades em todo o mundo.

Os principais destinos turísticos do mundo já adotaram medidas rígidas, a fim de ter um melhor controle da proposta de negócios do Airbnb e de outras plataformas semelhantes. Mais do que ações políticas, os governos locais trabalham para regulamentar a atividade, que já vem causando consequências, não somente para a hotelaria, mas também para o mercado imobiliário, reduzindo a oferta de imóveis disponíveis para locação de longo prazo.

O documento também traz levantamentos de destinos como Nova York, Londres, Berlim, Paris, entre outros, suas legislações e penalidades. Além disso, mostra o perfil do Brasil, que ainda não tem uma legislação definida para a atividade. 

"O estudo das economias compartilhadas deve ser um tema relevante de pesquisas. Elas vieram para ficar e, portanto, é imprescindível uma avaliação criteriosa do impacto na economia", declarou Luigi Rotunno, presidente da ABR.

O documento na íntegra pode ser lido por meio do endereço: abr-resortsbrasil.com.br/airbnb-um-modelo-negocio.

Serviço
abr-resortsbrasil.com.br