Prado, ao centro, divulgou números do setor

Com intuito de munir o mercado com dados do setor de agências corporativas, a Abracorp (Associação Brasileira de Viagens Corporativas) lançou hoje (28) uma ferramenta de BI (Business Intelligence). Integrado ao back office dos associados, o sistema disponibiliza uma série de dados, como número de room night vendidos, share das redes hoteleiras e volume total de vendas, entre outros.

“A ferramenta demorou um ano e meio para ser desenvolvida e compila dados de todos os nossos associados”, comentou Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, durante coletiva realizada hoje (28), no W City, em São Paulo. Prado destacou que o sistema mantém a confidencialidade das informações individuais de cada agência e ressaltou o dinamismo da ferramenta.

“Até então, apresentávamos dados consolidados por meio de planilhas enviadas pelos associados. Hoje, com a ferramenta de BI, não existe mais esse tipo de entrega de material, é tudo automatizado, o que traz mais confiabilidade e transparência para as informações. Com isso, podermos divulgar números consolidados do setor mensalmente, ao contrário das divulgações trimestrais e semestrais que fazíamos no passado”, disse.

Outro ponto forte, segundo Prado, são as diferentes segmentações que a ferramenta dispõe. “Podemos gerar vários extratos, pois há um grande número de filtros. Isso nos permite ir além dos números de volume de vendas e valores, informações que costumávamos divulgar”, afirmou. “Para passagens aéreas, por exemplo, podemos fazer relatórios por classe de serviço, destinos e tipo de viagem, entre outras possibilidades”, acrescentou Jahy Carvalho, recém-empossado diretor executivo da Abracorp.

Carvalho destacou o dinamismo do sistema

Abracorp: dados da hotelaria

A entidade divulgou números relacionados ao mercado de viagens corporativas no primeiro trimestre. No período, o volume de vendas do setor, incluindo bilhetes aéreos, hotelaria e pacotes de viagens, entre outros produtos, somou R$ 2,23 bilhões, alta de 17,48% frente aos primeiros três meses de 2017.

“Posso falar que, de forma geral, o primeiro quadrimestre teve números muito bons. No entanto, o segundo semestre apresenta um cenário desafiador, muito em função do dólar alto e da instabilidade política gerada pelas eleições. Além disso, desde a greve dos caminhoneiros, observamos uma retração de demanda”, disse Prado. “Não tenho bola de cristal, mas em cima desses fatores conjunturais, acredito que encerraremos o ano com crescimento nominal de até 6%”, completou. 
 
Em relação à hotelaria nacional, as vendas no primeiro trimestre totalizaram R$ 361,6 milhões, alta de 31,29% frente a igual intervalo de 2017. Já no segmento internacional, o volume comercializado somou R$ 88,8 milhões, crescimento de 42,2% na mesma base de comparação. No total, o segmento hoteleiro doméstico representou 16,17% do faturamento dos associados da Abracop.

Entre as redes hoteleiras, a AccorHotels foi líder absoluta de participação no mercado doméstico no período, com um share de 33,7% do faturamento. Na sequência aparecem Atlantica Hotels (15,1%), Transamérica Hospitality Group (5,8%), Intercity Hotéis (5,4%) e Meliá Hotels International (4,6%). No total, as vendas da rede francesa com os associados da Abracorp somaram R$ 52,3 milhões.

Abracorp: governança

A entidade também apresentou três documentos para guiar processos de governança corporativa no setor. Além de diretrizes e princípios de valor do associado, a Abracorp lançou guias de boas práticas dos afiliados e dos fornecedores parceiros.

“O Brasil vive um momento de reflexão na sociedade e a Abracorp não poderia ficar de fora desse movimento. Nosso guia de boas práticas e o documento de princípios e valores do associado é fruto de um trabalho de cooperação com os clientes. Ouvimos as partes para construir resultados sustentáveis”, afirma Prado. “São materiais ricos, que vão balizar a relação dos fornecedores com nossos associados, deixando essa relação muito mais produtiva e, principalmente, transparente”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News