Abracorp movimenta R$ 5,57 bilhões no 1º semestre

abracorpDados, gestão estratégia e prêmio Parceiro de Valor foram apresentados

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) divulgou a performance de vendas dos seus associados durante o primeiro semestre de 2019. De janeiro a junho, os afiliados movimentaram cerca de R$ 5,57 bilhões, crescimento de 14,7% frente a igual período de 2018. Do total, a hotelaria – nacional e internacional – representou 23,6% desse volume. 

Dados foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada hoje (23) pela manhã no centro Unibes Cultural. Estiveram presentes Carlos Prado, presidente da entidade, e Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp. 

Vendas de hotéis internacionais representaram R$ 268,5 milhões, alta de 13,9%na comparação anual. Já com hotéis nacionais, os associados Abracorp movimentaram mais de R$ 1,044 bilhão, que representa expansão de 25,7% no mesmo comparativo. 

Ainda no segmento da hotelaria nacional, o levantamento da Abracorp mostra que estadias curtas continuam como principal gerador de demanda nas viagens corporativas. Das reservas realizadas no período, 46,6% foram para apenas uma diária, movimentando R$ 118 milhões. Em seguida, reservas de dois dias (23,1%) movimentaram R$ 109 milhões, enquanto de quatro a cinco dias (13,5%) somaram R$ 129,5 milhões. 

No primeiro semestre, a diária na hotelaria nacional foi vendida a uma tarifa média de R$ 254,59, se considerados hotéis de rede. Já nos independentes, o valor foi mais baixo: R$ 194,54.

Por fim, a Abracorp também divulgou a participação das vendas de redes hoteleiras. Nos primeiros meses de 2019, hotéis independentes e redes pequenas representaram 54,1% da movimentação. Em segundo lugar, a Accor participou com 17%, repetindo o feito do primeiro trimestre de ser a principal rede hoteleira parceira. Resultado foi quase o dobro da Atlantica Hotels, que é a terceira colocada com 8,5%.

"Vejo uma movimentação da Accor que a está deixando muito mais próxima da Abracorp, o que reflete na participação nas vendas. Outra questão é que a rede incorporou muitas propriedades da BHG e também aumentou o número de franquias, colocando propriedades ibis e Novotel em locais que, ao meu ver, ajudam a melhorar os destinos que apresentam gargalos em hospedagem", disse Prado. 

A pesquisa completa pode ser acessada no site da Abracorp. 

Abracorp: outros assuntos

Durante a coletiva, a Abracorp também apresentou seu plano estratégico para 2020 e o lançamento do Prêmio Parceiro de Valor Abracorp. 

O Plano Estratégico 2020 se apoia no Projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência), que focará no quarto pilar das ações associativas da instituição, a Capacitação. Com isso, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi e a 4C Solutions, a associação realizará cursos presenciais nas praças em que a Abracorp possui associados. 

Com duração entre quatro e oito horas, os cursos começam a partir de agosto, sendo o módulo "Comunicação Eficiente", marcado para o dia 6, em São Paulo, o primeiro a ser promovido. A mesma aula também será oferecida no Rio de Janeiro, no dia 20. O site da Abracorp disponibiliza uma área exclusiva para inscrição e demais informações dos cursos.

Por fim, o Prêmio Parceiro de Valor tem como objetivo dar um feedback para o trabalho dos associados e reconhecer parceiros que realizaram o melhor trabalho no ano. Também em parceria com a Anhembi Morumbi, a associação fará uma análise de seus associados.

A pesquisa acontece durante agosto e levará em consideração se segue o guia de boas práticas abracorp; a competitividade comercial do parceiro; a eficiência e qualidade no atendimento operacional; preocupação com tecnologia e inovação; a diferenciação na oferta de benefícios e a atratividade de produtos. Os resultados serão divulgados no dia 24 de setembro.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Juliana Stern

Comentários