São Paulo é a primeira cidade brasileira a receber um Pullman 
(fotos: Peter Kutuchian e Juliana Bellegard)
 
Na manhã de hoje (14), a equipe da Accor reuniu a imprensa em entrevista coletiva para lançar o primeiro empreendimento Pullman no Brasil. Estiveram presentes os representantes da rede Roland de Bonadona, COO para América Latina, Abel Castro, diretor de Desenvolvimento para América Latina, Patrick Vaysse, diretor de Operações das marcas Pullman e Mercure, além de Antônio Setin, presidente da incorporadora Setin, proprietária do hotel.
 
Instalado na região do Ibirapuera, no edifício onde era o Grand Mercure, o espaço foi reformado e convertido para a marca. De acordo com Setin, a somatória dos investimentos já feitos e alguns gastos ainda previstos chega a R$ 20 milhões. “A Pullman tem tudo para ser uma marca forte no Brasil, um País que está sempre entre os maiores para a Accor. É uma bandeira de hotéis upscale – cinco estrelas – dedicada a viajantes experientes, que estão habituados a hotéis first class”, diz Bonadona.
 
O COO ainda destaca que o empreendimento tem como filosofia “hospitalidade acolhedora, serenidade e conectividade”, apontando alguns colaboradores essenciais para que este modo de hospedar seja mantido: um welcomer, gerente de Eventos, gerente de Soluções de TI e gerente de qualidade de Atendimento.
 
A área de gastronomia oferece um serviço 24 horas, com restaurante e bar oferecendo opções diferenciadas de refeições. Nos apartamentos, o destaque fica por conta do novo conceito de cama e detalhes exclusivos como a máquina de Nespresso instalada na mesa de trabalho.
 
Hotelaria em São Paulo
Este não é o primeiro trabalho da Setin com a rede hoteleira francesa. Em sua fase Grand Mercure, o hotel já era resultado desta parceria, que também teve como frutos a vinda de marcas como a ibis e a Formule 1 para o Brasil. “Estamos sempre inovando juntos. Este edifício foi um desafio, o mercado passava por um momento semelhante ao que está hoje e decidimos lançar um produto diferente”, diz Setin. Para ele, São Paulo passa por um momento no qual há falta de hotéis mas há também uma dificuldade em se construir novos equipamentos, principalmente por conta da falta de imóveis e terrenos.
 
Para a conversão da bandeira, foram feitas diferentes reformas, englobando lobby, restaurante, suítes, e também modernização da infraestrutura. “Olhamos para o layout e também para os bastidores do hotel”, afirma. Sobre o investimento em hotelaria, Setin afirma que há, no mercado, uma prática entre os hoteleiros de investir no empreendimento, aproveitar-se dele ao máximo, e depois reduzir a tarifa e o deixar de lado.
 
“Não faríamos isso se não fosse em São Paulo – é uma cidade que já é um destino de primeiro mundo”, coloca. A capital paulista recebe um evento a cada seis minutos, 75% do mercado de feiras está na cidade. “Dentro deste cenário”, diz Setin, “acredito que estamos dentro do perfil deste hóspede”. De acordo com Bonadona, a ocupação média esperada para o final do ano e início do ano que vem é de 80%.
Crescimento da Accor
“Temos um ritmo de crescimento grande. Só no Brasil, temos 140 hotéis e mais 74 em projeto”, diz Bonadona, ressaltando que não descarta a possibilidade de ter outras unidades Pullman no País. Castro explica que o outro empreendimento da marca já previsto, instalado em Belo Horizonte, deverá ser inaugurado entre o fim de 2013 e a início de 2014. A ambição da rede, segundo o COO, é ter pelo 150 hotéis Pullman no mundo, sendo dez deles em grandes cidades da América Latina. Entre os possíveis destinos, Bonadona cita Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, além de Bogotá, Buenos Aires, Lima, Montevidéu e Santiago.
(Juliana Bellegard)
 
 

Roland de Bonadona, COO da Accor
América Latina, fala sobre a marca
 

“A Pullman tem tudo para ser marca forte para o Brasil”

 
Marc Balanger, gerente geral do
Pullman São Paulo Ibirapuera

Antônio Setin, presidente da Setin:
“estamos sempre inovando com a Accor”
 
 
Durante a coletiva: Setin (em primeiro plano),
Abel Castro, Roland de Bonadona e Patrick Vaysse


Todos brindam o sucesso do novo empreendimento 


Bonadona e Setin

 

Recepção do Pullman
 
  
 
O layout do lobby aproveita a luz natural
utilizando paredes de vidro
 

Detalhe da poltrona do lobby
  
 
As estações para acesso à internet têm um design moderno 

O bar foi uma das áreas que passaram por grandes transformações

Adega do restaurante 
 
No restaurante, a decoração sóbria e elegante
 

Vista do salão

 

No lobby, o quiosque vende algumas delícias

 

  
  
Detalhes do café da manhã e dos doces servidos no hotel 
 

Conhecemos os apartamentos novos.
Esta é a primeira vista da suíte. 


A UH tem uma pequena sala de estar


Mimos sobre a cama


Fãs de café: os apartamentos têm uma máquina Nespresso


Detalhe da mesa de trabalho reflete a filosofia do hotel de conectividade: um dock para multimídia


O banheiro não tem paredes, sendo separado do quarto por espelhos e vidros


Design moderno: o vidro divide o ambiente


Kit de amenities na pia

 
Vista da fachada com o céu tipicamente paulistano


A imprensa foi presenteada com kits que
incluíam um pen drive e uma almofada
com suporte para notebook