Patrick Mendes, CEO da Accor na América do Sul
(foto: Filip Calixto)

Planejamento e ousadia são palavras frequentemente utilizadas para traduzir o tipo de gestão feita pelos líderes da Accor em território sul-americano nos últimos anos. Há algumas temporadas atuando como principal companhia da região, a francesa compartilhou hoje (24) alguns números obtidos durante 2015 e ratificou o Brasil como principal seara para novos investimentos e motivo de bons resultados, apesar do números mostrarem retração.

Segundo balanço divulgado em coletiva de imprensa – e transmitido ao vivo pelo aplicativo Periscope -, o volume de negócios em solo hispânico resgistrou queda de -2,9% na comparação com 2014; destacando o desempenho brasileiro o resultado foi de -5,8%. Voltando a analisar a região Sul do continente, o RevPar (Receita por Apartamento Disponível) apresentou recuo de 8,3% na comparação com ano passado. No Brasil o encolhimento foi de 5,8%. Tais indicativos, há de se considerar, foram afetados pelo período de recessão vivido no principal mercado da companhia e, segundo a cúpula da rede, foram favoráveis face ao esperado.

"Apesar do difícil cenário político e econômico que o Brasil se encontra, a AccorHotels tem resistido e buscado soluções para assegurar o futuro crescimento do grupo", garante Patrick Mendes, CEO da organização no território. Justificando sua empolgação, o executivo pondera que a compensação veio com a performance dos países vizinhos: "Tivemos excelentes resultados em lugares como Chile, Peru, Colômbia e também Argentina com seu novo cenário político".

Atualmente com 266 meios de hospedagem (43 mil quartos) na América do Sul, o cronograma do conglemerado europeu consiste em alcançar o número 500 até 2020. A ideia é que mais de 400 estejam no maior nação da região, onde já existem 233 unidades (38 mil apartamentos) em funcionamento. 

"Enquanto a concorrência assina de dois a quatro hotéis, nós assinamos 40, o que demonstra a força da nossa marca e credibilidade da nossa operação aos investidores e parceiros", enfatiza o CEO. Seguindo o raciocínio dele, o planejamento de aberturas simboliza uma inauguração a cada dez dias.

Esse movimento de expansão já tem desdobramentos palpáveis. No ano passado, o grupo abriu as portas de 27 propriedades e assinou 40 novos contratos para implantação e administração. Entre os prédios abertos em 2015 a bandeira ibis é a líder, foram 12 instalados. ibis Styles, ibis budget, Mercure, Novotel e Grand Mercure; cada um com três novos empreendimentos completam a lista.


Empresa transmitiu a entrevista coletiva ao vivo pelo Periscope

Olhando pelo retrovisor, a companhia assegura que não houve outro ano tão positivo desde sua chegada a estas paragens.

Alternativas frutíferas
Apesar dos números ligados à rentabilidade apontarem declínio, outros endossam os argumentos de quem defende o ano como bom. A ocupação média dos empreendimentos brasileiros da rede foi de 61,7%, quase dez pontos percentuais acima da média no País. E o programa de relacionamento Le Club AccorHotels é apontado como o fator determinante para isso.

Na América do Sul são 2,6 milhões de associados. Fidelizados, esses clientes foram responsáveis por 37% do total de diárias nos empreendimentos da rede. Somente no ano passado, a iniciativa teve acréscimo de 30% no total de associados na região e 24% em ativos (que tiveram pelo menos uma estada na temporada). 

Sobre o engajamento dos associados, a empresa informa que o programa tem alto índice de resgate de pontos, que em sua maioria é direcionado às diárias em hotéis, o que representa 52% de pontos resgatados pelo total acumulado.

Os contratos de franquia são a outra razão que faz sorrir o mandatário da rede. Aproximadamente 51% dos novos contratos são firmados nesse modelo, quando o assunto é conversão hoteleira. A agilidade de adaptação facilita a aceitação dessa modalidade. Nos moldes tradicionais, um hotel pode levar até quatro anos desde a assinatura até a inauguração.

Atenções voltadas ao mercado carioca
O Rio de Janeiro já é o maior canteiro de obras da Accor e o plano é continuar assim. Até agosto deste ano, a corporação deve inaugurar mais seis unidades, somando mais 950 quartos à oferta na cidade. Esses novos hotéis reunem mais de R$ 330 milhões em aportes feitos por parceiros. Serão 27 unidades no Estado.

Serviço
www.accorhotels.com