Imagem do St Ermin's, hotel da MGallery Collection no Reino Unido
(foto: divulgação)
 
O diretor de operações das marcas Mercure, Pullman e MGallery para a América Latina da Accor, Patrick Mendes, revelou que a rede francesa pretende ampliar sua gama de bandeiras no mercado latino-americano. Em entrevista exclusiva ao Hôtelier News, o executivo adiantou que, no cargo recém-assumido, os focos serão potencializar a marca Mercure – já atuante na região – e, num futuro próximo, alinhar novos negócios para a implantação de bandeiras como MGallery e Adagio, ainda sem presença no continente.
 
"O primeiro ponto será dar andamento e finalizar o plano de remodelação da marca Mercure, iniciado há dois anos. Cerca de 60% dos hotéis do projeto já foram renovados, mais ainda há o que se feito. É uma transformação em todas as unidades da América Latina", explica.
 
A segunda incumbência do diretor de operações está ligada à difusão de hotéis de categorias midscale e upscale. "Temos outras marcas que podem interessar à América Latina, que já foram desenvolvidas e são sucesso na Ásia e em outros mercados", diz. "A MGallery", completa Mendes, "é uma delas, marca relativamente nova, com 41 hotéis no mundo e ainda sem empreendimentos no continente. É uma bandeira com potencial, pois permite encontrar hotéis com característica específicas, com luxo e potencial de design de hotéis boutique", completa.
 
Segundo o executivo, o mercado brasileiro, por figurar no quarto lugar entre os principais países de atuação da cadeia hoteleira, receberá bastante destaque em relação ao desenvolvimento desses hotéis.
 
A vertente long stay da Accor, representada pela marca Adagio, também pode vir a ser implantada na região sul-americana. "Temos mais 50 hotéis com este formado na Europa. É um modelo que tem grande procura no Velho Mundo e podemos considerá-lo também para a América Latina", adianta.
 
Expertise internacional
A experiência de Patrick Mendes em outros mercados, principalmente no europeu, será usada nesses novos planos de ação da Accor. Ele esclarece que a terceira lacuna de seu trabalho à frente do cargo é neste sentido, atrelada à melhoria do padrão dos empreendimentos, no intuito de atender diferentes culturas.
 
"Nossos hotéis são voltados ao mercado de negócios, cerca 70% do share no Mercure é composto por esses turistas. Esses homens são brasileiros, latinos, estrangeiros em geral, e queremos adaptar os produtos para atraí-los, levando em conta detalhes que consolidem o gosto de europeus, chineses, árabes, enfim, que facilitem na captação de um maior fluxo de estrangeiros", diz.
As marcas
Edifícios históricos, design único, localizações atípicas e personalidade definem os empreendimentos da bandeira MGallery, composta por hotéis comumente intitulados boutique.
 
Já a Adagio tem um cunho corporativo, carregando a insígnia de "residência de turismo", com hotéis que contenham apartamentos – com ar de casa – em grandes centros, contendo cozinha, sala e escritório. São unidades habitacionais que podem acomodar até seis pessoas tendo, notadamente, os serviços hoteleiros à disposição.
(Dênis Matos)