Colaboradores da Accor rumo ao Plant for the planet
(fotos: Filip Calixto)
 
Região da Serra da Canastra, nas proximidades da nascente do Rio São Francisco e em alguns hectares de terrenos desmatados, no interior do Estado de Minas Gerais. Este é o cenário escolhido pela companhia hoteleira Accor para desenvolver um de seus projetos sustentáveis mais conhecidos, o Plant for the planet. No último final de semana, a empresa levou alguns de seus colaboradores, de diversos hotéis brasileiros, para conhecer de perto o programa e participar, no sentido literal, do plantio de novas mudas, que servirão para reflorestar algumas áreas da região.
 
“O Plant for the Planet é um programa da ONU [Organização das Nações Unidas], lançado em 2008, que tem o objetivo de plantar um bilhão de árvores no mundo. Já em 2008, a Accor tornou-se signatária, abraçou a causa e se comprometeu com o plantio de três milhões de árvores anualmente em sete países: Brasil, Senegal, Austrália, Estados Unidos, Indonésia, Romênia e Tailândia”, conta Felipe Boni, gerente de Comunicação da Accor para a América Latina.
 
De acordo com o executivo, pouco mais de um ano após se tornar parceira da ONU no programa, a Accor empreendeu seu primeiro projeto para o plantio de novas mudas no Brasil. “Foi o ato simbólico para mostrar que estávamos engajados com o programa. Em fevereiro de 2009, foram plantadas cerca de 3,2 mil mudas para iniciarmos o programa no Brasil”, ressalta. “Mundialmente, hoje já contribuímos ao todo com 1,6 milhão de árvores, sendo que na América Latina já fezemos o plantio de 412 mil mudas, somente na região de Serra da Canastra”, acrescenta.
 
Todo o programa de plantio de árvores começa nos hotéis, onde os hóspedes são incentivados a reutilizar as toalhas de seus aposentos, gerando economia de água e de produtos químicos para lavagem. “Dentro dos hotéis, temos uma campanha muito forte para que as toalhas sejam reutilizada pelos clientes. A cada cinco toalhas reutilizadas, uma árvore é plantada”, ressalta o gerente.
 
A ação já reverteu cerca de R$ 1 milhão no projeto de plantio de mudas, dinheiro que, segundo Boni, foi economizado dentro dos hotéis e redirecionado diretamente para o plantio de novas árvores.
Para dar andamento ao projeto, a Accor não está só. Conta com a colaboração da Nordesta Reflorestamento & Educação – organização especializada em ações ambientais de reflorestamento e ambientalismo -, que periodicamente recebe da cadeia hoteleira uma verba, aplicada na produção de novas mudas e no trabalho de plantio nas terras do interior mineiro.
 
“Nós produzimos todas as mudas de árvore. Desde a coleta de semente até o plantio das mudas”, explica Neuza Falco Galvão, presidente da Nordesta no Brasil.
 
Felipe Boni e Renato Aparecido dos Santos, do Mercure
Stella Vega, de São Paulo
 
“A economia que plantou árvores também deixou de poluir o rio com sabão, deixou de gastar água excessivamente. Então esta economia pode ser vista em muitos sentidos”, opina a presidente.
 
Engajamento
Para Boni, algo que tem que ser levado em conta é o processo de conscientização pelo qual o hóspede é submetido perante a ação do hotel. “Eles acabam de fato se interessando pelo programa. Quando, em alguns casos, a arrumadeira recolhe a toalha que ele tinha a intenção de reutilizar, nós somos cobrados pelo hóspede”, conta. “Isso é um indicador muito gratificante de que o hóspede, neste aspecto, está se engajando”, complementa.
 
Além do alcance que a ação tem com o hóspede, o executivo também frisa a adesão de arrumadeiras e colaboradoras da rede, que, segundo ele, são a parte primordial para que o projeto funcione. “É uma educação. Quando trazemos, anualmente, essas pessoas aqui para que possam ver de perto o trabalho que estão executando de lá do hotel, mostramos como é importante a colaboração de todos os envolvidos no programa”, articula.
 
“Quem vem conosco para conferir o plantio é quem apresentou mais resultados nos hotéis – economizando ao longo do ano. Inclusive, a cada semestre, premiamos os hotéis que estão com o melhor trabalho. Quando o hotel é ganhador na quantidade de verba economizada, as funcionárias do setor de arrumação ganham um voucher de compras como prêmio. São iniciativas para estimular o engajamento também de nossos colaboradores”, pormenoriza.
(Filip Calixto)