Firmin António, Jean Larcher, Roland de Bonadona e Patrick Mendes

O Novotel Morumbi, na capital paulista, foi palco, na noite de hoje (28), da comemoração de 40 anos de presença da AccorHotels no Brasil. O hotel escolhido não poderia ser outro, já que a unidade foi a primeira da rede francesa a ser inaugurada em solo brasileiro. Com mais de 350 convidados, entre eles investidores, parceiros, colaboradores e imprensa especializada, o evento foi marcado, principalmente, pela presença dos principais executivos que foram os responsáveis por iniciarem e conduzirem a companhia hoteleira para a sua consolidação. Como quatro cavaleiros, dicursaram Firmin António, que esteve à frente do Grupo Accor, Jean Larcher, o precursor, Roland de Bonadona, o grande expansionista, e Patrick Mendes, o conquistador, aquele que tem o desafio de duplicar ou triplicar o tamanho da AccorHotels na América do Sul.

Antes dos hoteleiros tomarem o microfone e contarem suas histórias, o Embaixador da França, Michel Miraillet, disse que o momento era muito prazeroso para ele. "É um prazer participar deste momento. A França é o país estrangeiro que mais emprega no Brasil, com cerca de 500 mil colaboradores, distribuídos por 900 empresas francesas. A AccorHotels é uma referência no País como rede hoteleira e ela representa muito bem o conceito francês. O espírito pioneiro da Accor está hoje representado por mais de 300 empreendimentos em todo o continente sul-americano", disse o embaixador.

Em seguida, Firmin iniciou seu discurso homenageando os profissionais que fizeram o sucesso da Accor e ressaltou o grande desafio que o setor vive hoje. "Boa sorte a todos que vivenciam as transformações digitais, que são ao mesmo tempo fantásticas e terríveis. A saga continua e a Accor deve continuar a ser uma empresa com alma e sonhos. Parabenizo a todos os colaboradores, que são os verdadeiros heróis do cotidiano", discursou.

Jean Larcher relembrou a abertura do Novotel Morumbi. "Quando abrimos este hotel, todo o mercado disse que nós, franceses, éramos loucos. O gerente geral do Hilton São Paulo, no centro da cidade, indagou por que estávamos abrindo um empreendimento num local tão longe e no meio do nada. Hoje fico feliz em olhar para o outro lado do rio e ver o Hilton operando, e aquele do centro já fechou. Vejo também a chegada do Hyatt, do Palácio Tangará e o futuro Four Seasons. Todos aqui no Morumbi, onde nossa história começou e continua. Sinto muito orgulho pela Accor", salientou o experiente hoteleiro.

"Estou muito feliz e com muita gratidão por estar aqui e de ter participado desta grande aventura. Cheguei no Brasil no dia 15 de março de 1990, quando o Plano Collor começava. Os desafios foram inimagináveis, mas com confiança e respeito, principalmente pela atuação de nossos profissionais e equipes, conseguimos chegar aonde estamos. Fico ainda mais feliz porque sei que Sébastien Bazin – CEO mundial da AccorHotels – tem muita confiança no Brasil e no trabalho do meu sucessor, Patrick Mendes", disse Roland de Bonadona em seu discurso.

E foi ele, o atual CEO para a América do Sul, Patrick, que foi o último a discursar. "A AccorHotels fez história na hotelaria brasileira, implementando o segmento econômico e introduzindo este segmento em cidades secundárias, hoje já são mais de cem destinos com a marca ibis. Acreditamos no Brasil, que é repleto de dinamismo e continuamos com o desejo de continuar transformando a hotelaria brasileira. Estamos num  momento de transição tecnológica mas não esquecemos das questões sustentáveis, como a do meio ambiente e social", disse o principal executivo da Accor para região.

Em seguida ele complementou dizendo que a rede conta com 15 mil colaboradores e que eles são os principais responsáveis pelo sucesso da rede. "Quero chamar ao palco, para representar esses 15 mil colaboradores seis profissionais", continuou. E subiram para serem homenageados Débora Simone, Everton Amaral, Cleiton Ferreira, Wellington Pereira Souza, Patrick Ferry, Alex Cruz e Jonathan Barbosa, que foram cumprimentados pelo CEO.

Finalizando seu discurso, Mendes disse que o Brasil será em breve um benchmark mundial. "Os hóspedes estão cada vez mais exigentes. Ter uma grande TV e uma grande cama já não são suficientes. Temos que oferecer tecnologia, gastronomia, espaços para coworking e, assim, iniciar uma transformação para os próximos 40 anos, unindo hóspedes e vizinhos em prol da experiência."

Tivemos a honra em ter nosso livro autografado por António, Bonadona, Larcher e Patrick

Antes de encerrar um drone desceu perto do palco trazendo um pacote. Quando a atendente trouxe o volume e entregou para Patrick, ele revelou do que se tratava. "Estamos lançando um livro sobre os 40 anos da trajetória brasileira, não deixando de destacar a história da hotelaria no Brasil. É uma publicação para os estudantes e novos empreendedores. Todos aqui vão receber um exemplar", finalizou.

Mas antes dos convidados continuarem a comemoração, um video com Sébastien Bazin foi mostrado nos monitores espalhados pelos espaços. Bazin disse que o Brasil está há três anos vivenciando dificuldades econômicas mas mesmo assim a Accor está crescendo. "Acabamos de concretizar a aquisição de mais de 20 unidades do BHG (Brazil Hospitality Group) e iremos continuar investindo no País, trazendo mais tecnologia, data e experiências para nossos hóspedes", disse.

Expansão
Em 2017, a AccorHotels também está comemorando o recorde de mais de 300 hotéis em operação na América do Sul. O seu portfólio engloba 21 hotéis inaugurados no Brasil e mais dez nos demais países, totalizando 31 empreendimentos abertos neste ano. 

Globalmente, a AccorHotels também faz aniversário em 2017, completando 50 anos. Já está presente em 95 países e mais de 4.200 hotéis em operação, além de mais de 10 mil casas particulares para locação em todo o mundo.

Confira abaixo algumas fotos do evento da AccorHotels.

* Crédito das fotos: Peter Kutuchian