AccorHotels divulga estudo sobre comportamento do turista ao redor do mundo; confira

Otimistas, românticos e conectados são algumas das características do viajante brasileiro de acordo com estudo encomendado pela AccorHotels à GFK, com o objetivo de aperfeiçoar a compreensão sobre o comportamento de turistas ao redor do globo. Brasil, EUA, China, França, Inglaterra e Emirados Árabes estão entre os 11 países pesquisados. Foram ouvidas, no total, 3,3 mil pessoas.

O brasileiro é o que tem melhor expectativa. Para 76% dos entrevistados, o maior percentual dentre os ouvidos, “alegria” é a principal emoção provocada pelos preparativos para viagem. Também foram citadas “diversão” e “curiosidade”, entre outras emoções. “Receber e apresentar novas culturas são algumas das nossas motivações. É primordial conhecer cada vez mais nossos clientes e aqueles que planejam se hospedar conosco para tornar a experiência cada vez mais inesquecível”, comentou Antonietta Varlese, VP de Comunicação e CSR América do Sul.

E os hotéis são parte dessa experiência. Para muitos brasileiros, a hospedagem é um ambiente para se ficar e aproveitar. É um espaço exclusivo, sinônimo de hospitalidade, bem estar e também segurança. “Investimos em toda infraestrutura para oferecer o melhor para nosso hóspede. Cultura, gastronomia, arte e conforto fazem parte da ambientação e receptividade que proporcionamos aos clientes”, completou Antonietta.

A pesquisa trouxe curiosidades. Quando o assunto é companhia para a viagem, os brasileiros preferem estar com quem é mais próximo, a começar pelo companheiro (a). O item foi indicado por 94% dos entrevistados - contra 60% em média nos demais países sondados. Os amigos vêm logo depois, com 93% das citações. Até os sogros têm bom resultado: para 54% dos brasileiros entrevistados, eles são boas companhias.

Apreciadores da conectividade, quesito imprescindível para os brasileiros é a internet grátis e de qualidade: a falta de um bom wi-fi na viagem é mais sentida do que a ausência dos amigos e familiares. E de cada 100 fotos tiradas pelos viajantes brasileiros, 13% são selfies – o maior índice entre todos os países consultados.

Confira alguns números:

Emoção de preparar viagem: Alegria (76%); Curiosidade (64%); Confiança (43%)  

Expectativa pela viagem: Aprender a língua local (24%); Busca por emoção (26%)

Perfil do viajante brasileiro: Destinos turísticos tradicionais (68%); Conhecer lugares e pessoas novas (74%); Planejamento antecipado (71%)

Companhia preferida: Amor (93%); Amigos (77%); Sogros (54%)

Do que mais sente falta ao viajar: Internet grátis de qualidade (56%); Amigos e familiares (50%); Falar a própria língua (44%)

O que o hotel é para o viajante brasileiro: Bem estar (43%); Hospitalidade (48%); Segurança (35%)

O que estraga minha viagem: Internet sem conexão (45%); Acomodação não compatível com a divulgação (17%)

* Crédito da foto: divulgação/AccorHotels

Comentários